By

Frase da Semana – Nossa Senhora da Consolação

“Ó Maria, quem, depois de vosso Divino Filho, se interessa por nossa felicidade mais do que Vós? Quem nos consola em nossas aflições como Vós?”

São Germano (1)

Neste próximo dia 04 de Setembro, a Liturgia comemora a festa de Nossa Senhora da Consolação. A Igreja incentiva os fiéis a buscarem nesta Mãe a consolação para suas angústias, necessidades e aflições, já que Ela nos foi dada como Consoladora dos aflitos.

Nossa Senhora da Consolação – Palma de Mallorca, Espanha

Toda a vida terrena de Nossa Mãe Santíssima foi dedicada à Consolação: na visita à sua prima Santa Isabel, “em relação a Jesus, sobretudo no Calvário; em relação aos Apóstolos, depois da Ascensão, em meio às imensas dificuldades que eles encontraram para a conversão do mundo pagão, Ela lhes obteve de Deus, o espírito de força e uma santa alegria no sofrimento. Durante a lapidação de Santo Estevão, primeiro mártir, Ela o deve ter assistido espiritualmente, com suas orações”. (2)

Podemos imaginar também, como esta Mãe de Misericórdia deve ter consolado o Apóstolo Pedro, quando este se deu conta de que, a despeito das advertências do Mestre, havia negado o Senhor por três vezes.

Nossa Senhora tem, portanto, um tesouro inesgotável de consolações.

Como, então, deixará Ela de nos consolar em nossas necessidades? Diz São Bernardo que “nunca se ouviu dizer”. (3)

Como uma criança que encontra consolo em sua mãe quando sente bater à sua porta as dificuldades, assim também nós devemos recorrer constantemente a esta Boa Mãe, obtendo o Consolo de que necessitamos.

Nossa Senhora Consoladora dos aflitos, rogai por nós!

Conheça em detalhes a história desta bela invocação no site dos Arautos do Evangelho Leia mais sobre a vida de Santo Agostinho no site dos Arautos do Evangelho. (4)


(1) Mons. João Clá Dias. Pequeno Ofício Comentado. São Paulo: Artpress,  1997, p. 167.

(2) Idem, p. 166-167

(3) São Bernardo. Oração Lembrai-Vos. Disponível em: http://www.arautos.org/artigo/118/Lembrai-Vos.html

(4) Arautos do Evangelho. Seção Especial. Nossa Senhora da Consolação. Disponível em: http://www.arautos.org/especial/29525/Nossa-Senhora-da-Consolacao.

Faça um Comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: