By

A exaltação da Santa Cruz

Eis uns dos maiores mistérios de nossa fé: a Redenção de Nosso Senhor Jesus Cristo. Mediante sua Paixão e Morte na Cruz. As portas do Céu que se fecharam com o pecado de Adão e Eva, foram abertas com a vinda do Salvador.  E qual foi a via que Jesus abraçou para nos salvar? Justamente aquela que causa espanto: a morte na Cruz!

Crucifixo da Basílica Nossa Senhora do Rosário, localizada no Seminário dos Arautos do Evangelho

Por isto São Paulo, em sua carta aos Gálatas, assim se manifesta: “Cristo resgatou-nos da maldição da Lei, fazendo-se maldição por nós, pois está escrito: Maldito todo aquele que é suspenso no madeiro. Assim, a bênção de Abraão se estendeu aos pagãos em Cristo Jesus e pela fé recebemos a promessa do Espírito”.

A esta Cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo, Mons. João Clá Dias comenta: “Devemos adorar a Cruz com a mesma latria que tributamos ao Homem-Deus, tanto por ser imagem d´Ele quanto por ter sido tocada por seus membros divinos e inundada por seu Sangue”.

E continua: “A Cruz é a via da glória. Com quanta razão se diz: “Per crucem ad lucem – É pela cruz que se chega à luz”. E é este o princípio que a Liturgia de hoje oferece para nosso benefício espiritual: se queremos atingir a santidade, nada é tão central quanto saber sofrer […] De fato, o momento decisivo de nossa perseverança não é aquele em que a graça sensível nos toca e damos passos vigorosos na virtude, mas, sim, a hora da provação, quando as tentações nos assaltam e experimentamos nossa debilidade […] Nessa hora, devemos resistir abraçados à cruz, certos de que nela se encontra nossa única esperança: “Ave Crux, spes única!”

Peçamos a Nossa Senhora das Dores que nos conceda um amor radical à Cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo e que, abraçados a ela, tenhamos a segurança de nossa salvação, santificação e glória eterna.

“Só tu, ó Cruz, mereceste

suster o preço do mundo

e preparar para o náufrago

um porto, em mar tão profundo.

Quis o Cordeiro imolado

banhar-te em sangue fecundo.”

 Trecho do Hino da Sexta-feira Santa, Hora Laudes

______________________________________

¹ Mons. João S. Clá Dias, EP. Festa da Exaltação da Santa Cruz – A Cruz nos abriu as portas do Céu. In: _____. O inédito sobre os Evangelhos. v. VII, Coedição internacional de Città del Vaticano: Libreria Editrice Vaticana, São Paulo: Instituto Lumen Sapientiae, 2013, p. 201-202.

One Response to A exaltação da Santa Cruz

Faça um Comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: