By

APAE visita Presépio e Urutau na Comunidade dos Arautos do Evangelho

Nos dias 22, 29 e 30 de outubro, os Arautos do Evangelho tiveram a alegria de receber, em sua comunidade, os alunos da APAE e da Escola de Educação Especial Diogo Zuliani; com o intuito de assistirem à apresentação do Presépio Som, Luz e Movimento.

A APAE é uma associação brasileira, nascida no Rio de Janeiro, fundada em 1954 pela estadunidense Beatrice Bemis, cuja filha era portadora da Síndrome de Down. A Associação de natureza cultural e filantrópica tem a missão de “prestar serviços de assistência social no que se diz respeito à melhoria da qualidade de vida da pessoa portadora de necessidades especiais, conscientizando cada vez mais a sociedade”.

Visita ao Presépio: vivendo as graças do Santo Natal

Logo quando chegaram à Sede dos Arautos, percebia-se nos alunos um vivo interesse em dirigir-se logo ao local do Presépio. Entrando no auditório, ficaram muito curiosos ao constatarem que as belas cortinas vermelhas encontravam-se fechadas. Nesse momento, houve grande expectativa, pois imaginavam que veriam a ium presépio comum, estático, onde as “cortinas vermelhas fechadas” não são muito comuns. Todos se sentaram, e a emoção foi ainda maior quando ouviram os primeiros acordes da trilha sonora. Ao longo da narrativa, tiveram uma atenção única nas cenas da história do nascimento do Menino Jesus e nas peças que se movimentavam junto a um colorido jogo de luzes. Ficaram encantados!

Certamente foi para todos ocasião de muito contentamento; ficaram comovidos com a mensagem de esperança e alegria que o Presépio traz consigo. É justamente este o objetivo do Presépio Som, Luz e Movimento: evangelizar através da arte e da cultura, mostrando os fatos do nascimento do Menino Jesus de uma maneira bela e atraente. São momentos em que esquecemos os problemas e as preocupações que cercam nossas vidas, para contemplarmos a mais bela de todas as histórias, que há dois mil anos comove adultos, jovens e crianças: a história de nossa salvação.

Um interessante morador também quer ser visitado!

Urutau da Casa dos Arautos de Maringá

Após assistirem ao Presépio, seguido de um delicioso lanche, os alunos da APAE quiseram também aproveitar a visita para observar um curioso atrativo da Comunidade dos Arautos do Evangelho, um dos animais raros da riquíssima fauna brasileira. Não se trata de uma bela e esplendorosa ave, em que as asas brancas e reluzentes refletem como um maravilhoso sonho as luzes do sol, ou de um belo passarinho cujo colorido das penas deixa estupefato aquele que o observa. Pelo contrário, trata-se de uma ave muito particular e pitoresca, diríamos quase “pré-histórica”, mas que pode nos ensinar uma interessante lição.

Trata-se do Urutau, ave sui generis que também quis fazer parte da família, vivendo tranquilamente em uma aconchegante árvore do jardim. Apresenta características muito interessantes, como a camuflagem e a estabilidade. Sim, e por isso foi um pouco difícil de encontrá-lo, pois é idêntico ao tronco da árvore em que vive. Durante o dia fica estático, mas à noite sai para a caçada, emitindo um interessante canto, parecido com uma flauta doce que toca os arpejos das escalas musicais, do agudo para o grave. Mas não foi apenas agraciado com esses dotes físicos. Além disso, podemos contemplar no Urutau realidades mais elevadas.

Quando olhamos para o Urutau, percebemos que Deus o criou, sobretudo, para nos ensinar que o valor dos homens não se limita àqueles que possuem o brilho da inteligência, o vigor da saúde, ou ainda aqueles que se destacam pela força física. O Altíssimo criou a todos e a cada um com características próprias, para melhor refletirem Sua grandeza infinita. É como uma grande rosácea que, possuindo enorme variedade de cores, luzes e formas, é mais bela e perfeita que cada pedacinho de vidro em particular. Assim também todos nós: refletimos uma imagem única do Criador, insubstituível, e, portanto, devemos dar todo o valor para as pessoas em que nos dirigimos e convivemos, por mais pequeninos que sejam.

Agradecemos à APAE pela visita, que esta grande amizade continue, e que possamos nos próximos anos continuar o convívio com ainda mais entusiasmo!

16 Responses to APAE visita Presépio e Urutau na Comunidade dos Arautos do Evangelho

Faça um Comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: