By

A Festa do Corpo de Cristo. Um dia muito especial na vida dos católicos

Ainda antes das 7 horas, com os primeiros raios do sol de uma manhã luminosa, os participantes das várias pastorais e movimentos da Paróquia Catedral de Nossa Senhora da Glória, em Maringá, reúnem dentro da igreja para receberem a bênção do Arcebispo Metropolitano, Dom Anuar Battisti, para os trabalhos que terão início dentro de instantes. Dentre essas pessoas, estão várias famílias de coordenadores da Pastoral do Oratório do Imaculado Coração de Maria, dos Arautos do Evangelho de Maringá. A missão: preparar três tapetes para a procissão de Corpus Christi, que aconteceria à tarde, no entorno da Catedral Basílica Menor.

Para a confecção desses tapetes, previamente desenhados em papel kraft, foram utilizados sal, tingido em várias cores. Sob a orientação da Profa. de Artes da Escola Arautos do Evangelho, Sra. Teresa Cristina, iniciou-se o trabalho, que duraria mais de 4 horas ininterruptas. Começam as discussões sobre a utilização das cores que comporiam os desenhos: azul? vermelho, amarelo…? Quantas maravilhas o Criador disponibilizou para que as utilizássemos a seu serviço. E, para glorificar adequadamente o Santíssimo Sacramento, toda a criatividade possível foi empregada. O sal grosso – utilizado para alimentação bovina, fica realmente encantador à medida que seus cristais absorvem as cores intensas. O brilho do sol completa o espetáculo, como é possível ver pelas fotos.

Próximo do meio-dia o trabalho foi finalmente concluído. Muitas pessoas do público têm o costume de passear no entorno da Catedral para apreciar os tapetes prontos. “Que maravilha! – que encanto, que coisa linda”, e, assim, por diante, vários comentários elogiosos de quem passava pelo local.

Porém, absolutamente, ouvir esses e outros elogios não foi o que mais encantou os que fizeram parte da equipe. Por uma ação da Graça – talvez como uma pequena recompensa, adiantando e fazendo ver e sentir a recompensa eterna no Céu, reservada aos filhos de Deus – o que mais os encantou foi o simples gesto, em si, de terem participado no trabalho de confecção dos tapetes. Uma participante comentou: “Para nós é uma honra servir a Deus e Nossa Senhora… quem sai ganhando com esses trabalhos somos nós mesmos… Muito obrigada por poder fazer parte dessa família dos Arautos do Evangelho… Estou muito feliz”. E o mesmo poder-se-ia dizer de todos os outros participantes: uma felicidade genuína, que brota da fonte inexaurível do Santíssimo Sacramento.

Esperamos que no próximo ano este trabalho se repita e que o Santíssimo Sacramento seja cada vez mais louvado e exaltado, neste nosso mundo onde a blasfêmia, o desrespeito com os símbolos mais sagrados parecem não ter medida – e muitas vezes parecem suplantar o amor dos católicos por sua Fé.

6 Responses to A Festa do Corpo de Cristo. Um dia muito especial na vida dos católicos

Faça um Comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: