By

Simpósio em Maringá

Aproveitando a semana da criança e a festa de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Padroeira do Brasil, alunos da Escola Arautos do Evangelho de Curitiba realizaram um intercâmbio junto aos alunos da Escola de Maringá. E, enquanto à tarde iam a Escola, de manhã tiveram um abençoado Simpósio na sede dos Arautos da nossa cidade.

As reuniões foram ministradas pelo Diácono Steffan Moreno, dos Arautos e foram sobre um tema de suma importância, a oração! Alimento da alma, Santo Afonso Maria de Ligório chega a afirmar que “quem reza se salva, quem não reza se condena”¹. Afirmação ousada, mas inteiramente demonstrável e lógica. Não é para menos que o próprio Nosso Senhor Jesus Cristo, Homem-Deus, Segunda Pessoa da Santíssima Trindade encarnada, também rezou, Ele, que é um com o Pai e o Espírito Santo, de dentro de sua Humanidade santíssima quis mostrar-nos o valor e o papel da oração.

Dir-se-ia que um tema assim não é apropriado a jovens, aliás, dentre os participantes havia alguns bem jovens, entre seus 9 a 13 anos. Mas, se formos analisar a vida dos santos, veremos quantos e quantos, apesar da tenra idade, já se viam muito tocados pelo dom da piedade, do Divino Espírito Santo. Assim foi com um São Domingos Sávio² que aos cinco anos de idade já procurava ajudar na missa ao padre de seu vilarejo, e que acabou fazendo sua primeira comunhão aos sete anos. Que os três pastorinhos de Fátima já rezavam o terço, sendo ainda tão crianças e passaram a rezar ainda mais após a primeira aparição³. Enfim, quando se procura trabalhar com amor e carinho o fértil terreno da inocência das crianças, quantas maravilhas não podem sair?!

De fato, não foi preciso esperar muito para ver os primeiros frutos aparecerem. Muitos dos juveníssimos participantes rezando o rosário, fazendo excelentes propósitos no sentido de seguir os conselhos bíblicos, de rezar sempre, com confiança e humildade, certos de que serão sempre ouvidos por Deus!

…………………………….

(1) Ligório. Afonso de; A oração – 16ª edição – Editora Santuário

(2) Bosco. Terésio; São Domingos Sávio – Editorial Dom Bosco – São Paulo

(3) Scognamiglio Clá Dias. João; Fátima, Aurora do Terceiro Milênio – 16ª edição – Takano Editora Gráfica LTDA

Faça um Comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: