By

Dai-nos ó Mãe a sublime Graça de imitar vossas virtudes

No último dia 30 de Setembro, 65 pessoas realizaram a sua Consagração a Jesus Cristo, pelas mãos de Maria, na Comunidade dos Arautos do Evangelho em Maringá.

“As intempéries, as dificuldades, quanto maiores tanto mais preparam uma nação para sua grandeza, quando ela é grande ao enfrentá-las”, comentou o Dr. Plinio Corrêa de Oliveira em um famoso discurso proferido no ano de 1976, no Palácio Mauá, em São Paulo.[i]E certamente o que vale para as nações, vale também para as pessoas individualmente: as dificuldades nos preparam para as lutas da vida, e nos ajudam a atingir nossos objetivos.

Com efeito, o objetivo maior das 65 pessoas que se reuniram no Domingo, dia 30 de Setembro na Comunidade dos Arautos do Evangelho de Maringá, era o de realizar a sua Consagração Solene a Jesus Cristo, pelas mãos de Maria, segundo o método de São Luís Maria Grignion de Montfort. O que de fato ocorreu, na Santa Missa das 18h, celebrada pelo Revmo. Pe. Mário Sérgio Sperche, Superior dos Arautos em Maringá.

Não sem antes terem, porém, enfrentado inúmeras dificuldades e reveses! Da parte de todos, foi preciso Fé, coragem e bravura! Quando se trata de um curso preparatório para um gesto tão sério e solene, como é a Consagração, a primeira grande dificuldade é perseverar na frequência às reuniões, pois surgem todo tipo de atrapalhos, principalmente levando-se em conta a luta diária contra nossos inimigos espirituais: a carne, o mundo e o demônio.

Superada a parte da frequência às reuniões (cuja participação média foi de 90%), para realizarem a sua solene entrega a Maria Santíssima, esta Turma n. 66 enfrentou um desafio extra e inesperado: a intempérie climática no próprio Domingo da Consagração, pois, desde cedo, choveu aos cântaros em todas as regiões de Maringá. Como a Comunidade dos Arautos fica na zona rural, durante o dia várias pessoas demonstraram grande preocupação se haveria Missa, se o acesso ao local seria possível, etc. etc. Mas, como Nossa Senhora jamais abandona os seus filhos queridos, foi possível, sem maiores transtornos, comparecer à Missa e a Consagração realizou-se com grande participação de amigos e familiares dos 65 que estavam se consagrando. Um grande sorriso de Maria Santíssima para seus filhos foi o lindo por de sol que, depois de tanta chuva, emoldurou o céu durante a Santa Missa (foto), e foi como que uma joia enfeitando a coroa de nossa Mãe Celestial.

Durante a homilia, o Revmo. Pe. Mário Sérgio, discorrendo sobre a Liturgia do 26º. Domingo do Tempo Comum, entre vários outros comentários, lembrou aos Consagrados o sublime significado da expressão “arrancar o olho” no Evangelho do dia (Mc 9,47), ou seja, cortar definitivamente relações com tudo o que nos leva ao pecado. Mas, para isso, devemos ser humildes diante de Nossa Senhora, lembrando sempre que Ela é nossa Advogada e sempre vai nos socorrer ajudando-nos a perseverar e a colocar Deus no centro de nossas vidas. Ela é a Virgem Forte: Forte contra o mal, pois o nome de Maria faz o inferno tremer. A Consagração, portanto, deve ser levada muito a sério – com muito entusiasmo e fidelidade, levando-nos, por fim, a participar das virtudes que Maria possui em grau excelso.

Concluiu o Celebrante desejando a todos os Consagrados que Maria os cubra com seu manto e os “tranque” no seu Coração, para bem servirem a Deus e à Igreja como católicos praticantes, fieis e apostólicos.

[i]A verdadeira grandeza de um povo. Plinio Corrêa de Oliveira. Discurso proferido em 27 de Novembro de 1976 no Palácio Mauá, São Paulo, na Comemoração pelos mortos na Intentona de 1935. Disponível em: https://www.pliniocorreadeoliveira.info/DIS_761127_Verdadeiragrandezadeumpovo.htm

 

Faça um Comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: