By

Um “mistério” revelado! Na Festa da Primavera, Os Arautos abrem as portas do Castelo-Mosteiro

Um imponente edifício localizado na área rural de Maringá vem, há alguns meses, chamando a atenção de toda a população local, bem como de viajantes que trafegam pela Rodovia que dá acesso – a partir de Maringá –, à região de Iguaraçu e Astorga. Uma construção que lembra um Castelo em estilo francês.

Em toda a cidade e região, o “Castelo” passou a ser objeto de curiosidade: “o que será essa construção… de quem é essa iniciativa… como surgiu esse castelo?…será uma residência particular… quem mora nesse castelo?…” E, assim por diante, para inúmeras pessoas o interesse em saber mais detalhes a respeito dessa obra é imenso. Várias reportagens feitas por canais de tv regionais locais, por jornais impressos, por blogs e outros canais de comunicação de massa têm audiência assegurada quando a matéria diz respeito ao “Castelo dos Arautos”.  

A própria beleza do edifício torna essa curiosidade inevitável.

Nessa belíssima construção funciona, na verdade, há alguns meses, o Mosteiro regional da Associação Internacional de Fiéis de Direito Pontifício Arautos do Evangelho, uma instituição católica hoje estabelecida em mais de 80 países e fundada em São Paulo por Monsenhor João Clá Dias. Os Arautos do Evangelho foram a primeira instituição a ter os seus estatutos aprovados pelo Papa São João Paulo II no século XXI, tendo sido oficializada em 22 de Fevereiro de 2001.

De certa forma, no último final de semana, chegou o momento do “mistério” ser revelado!

Os Arautos de Maringá com a inestimável ajuda de dezenas de pessoas, promoveram nas dependências do Mosteiro a I Festa da Primavera, nos moldes de uma festa popular com ingresso inteiramente acessível a toda a população. Nessa festa foram servidos deliciosos pratos doces e salgados, oferecidos a preços populares e preparados com muito esmero pelos voluntários que não mediram esforços para atender a todos com muita gentileza, carinho e atenção. Ao participar da festa, famílias inteiras de maringaenses e de moradores de cidades vizinhas e até de outros Estados, tiveram a oportunidade de fazer a visitação ao interior térreo do Mosteiro, conhecendo o átrio de entrada, a futura capela clausural, o claustro interior, refeitório, futura biblioteca, salas de reuniões, etc. Puderam sentir um pouco como vivem os religiosos no dia-a-dia, ao cumprir os deveres da vocação que escolheram de servir a Deus pela vida em Comunidade.

As reações foram de total encantamento, como, inclusive, vários meios de comunicação local tiveram a oportunidade de registrar nos últimos dias: Muitas pessoas comentavam que jamais teriam uma oportunidade como essa – de ver um mosteiro instalado num “castelo”.  Nunca poderiam empreender uma longa viagem para conhecer castelos na Europa. E este estava aqui, totalmente acessível!

Entre os dois dias da Festa da Primavera (sábado e domingo) aproximadamente 5.000 pessoas de todas as idades e de todas as condições sociais passaram pelo Mosteiro e aproveitaram essa oportunidade única.

Na visita todos puderam também conhecer a maquete – em proporções reais – da Capela de Nossa Senhora do Bom Sucesso, em estilo neo-gótico que será num futuro breve erigida pelos Arautos do Evangelho no mesmo local, nos moldes e estilo já consagrados pelos Arautos em outras igrejas construídas em vários locais no mundo, com destaque para as Basílicas menores edificadas em São Paulo, na serra da Cantareira.

“A beleza salvará o mundo”, escreveu o Papa São João Paulo II, citando o escritor russo Dostoievsk[1]. Por sua vez, o seu predecessor, Paulo VI, ao discursar no encerramento do Concílio Vaticano II disse: “Este mundo em que vivemos tem a necessidade da beleza para não cair na desesperança. A beleza, como a verdade é quem põem alegria no coração dos homens; é o fruto precioso que resiste à usura do tempo, que une as gerações e as faz comunicar-se na admiração”.[2]

Outro objetivo não tiveram os Arautos a não ser, justamente, colocar alegria no coração de todos os que participaram da Festa da Primavera.

Como destacou o Revmo. Pe. Mário Sérgio Sperche, superior dos Arautos de Maringá, numa entrevista a um canal local, a festa “foi uma festa da alegria – alegria principalmente dos Arautos em receber a comunidade de Maringá numa festa junto ao Mosteiro, uma vez que o desejo dos Arautos é promover a fraternidade, a paz e alegria entre os membros da Comunidade e proporcionar um ambiente saudável onde as famílias puderam desfrutar de um convívio fraternal”.

Esses objetivos todos, graças às bênçãos de Maria Santíssima que enviou os seus santos anjos para proporcionar  duas tardes/noites maravilhosas nos dias da festa, foram plenamente alcançados.

…………………………………………………………

[1]João Paulo II . Carta aos Artistas, 1999, n. 16

[2]João Paulo II . Carta aos Artistas, 1999, n. 16

Faça um Comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: