By

Consagrados à Incomparável Boa Samaritana

No último dia 14 de Julho, 15º. Domingo do Tempo Comum, aproximadamente 400 pessoas reuniram-se no Mosteiro dos Arautos do Evangelho em Maringá para participar da celebração da Santa Missa – também motivados por uma ocasião muito especial. Com efeito, nessa data, 45 pessoas realizaram a sua Consagração a Jesus Cristo, a Sabedoria Encarnada, pelas mãos de Maria, de acordo com o método ensinado pelo grande santo mariano, São Luís Maria Grignion de Montfort em seu luminar Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem. Depois de 8 semanas de estudos preparatórios, chegou o grande dia, que marcou a vida dos consagrados, abrindo uma nova fase em suas vidas espirituais: O dia de entregarem-se completamente nas mãos de Maria Santíssima como escravos de amor! Além dos consagrados, outras 15 pessoas aproveitaram a cerimônia para renovar a sua Consagração.

A Santa Missa, devido ao número de pessoas, foi celebrada no pátio interno do Mosteiro, devidamente preparado e decorado para a ocasião. O Revmo. Pe. Mário Sérgio Sperche, Superior dos Arautos em Maringá foi o celebrante. Saudando os consagrados durante a homilia, o sacerdote fez notar a providencial coincidência entre a Liturgia do 15º. Domingo do Tempo Comum e o ato de Consagração. De fato, ao nos entregarmos nas mãos de Maria como servos de amor, Ela vê a pureza de nossa intenção e nos aceita como filhos muito amados. Maria representa para a nós a figura do Bom Samaritano, pois, vendo nossas debilidades e nossas fraquezas, Ela cura nossas feridas de corpo e de alma, nos ajuda nas nossas necessidades, pois, ao mesmo tempo em que Ela é nossa Mãe, é também a tesoureira de Deus e os bens que nos são concedidos, os são por meio dEla. Se na Consagração nos entregamos como “propriedade” dEla, é bem verdade que Ela jamais deixa de cuidar, com esmerado carinho, daquilo que Lhe pertence, pois a nossa Salvação custou o Sangue Precioso de Seu Filho. Somos muito amados por Nossa Senhora: Ela é a nossa Boa Samaritana!

Por outro lado, o Revmo. Sacerdote lembrou aos Consagrados – bem como a todos os presentes – o grande meio que temos para perseverar nos bons propósitos feitos com a Consagração: é a oração diária, fiel e constante, do Santo Rosário, ou, ao menos, do Santo Terço. Esse é o grande meio que a Providência nos concede para caminharmos resolutos rumo à santidade. Nossa Senhora pediu em Fátima a oração diária do Terço para a conversão do mundo. Os Consagrados, principalmente, como filhos especiais e muito queridos de Maria Santíssima, devem fazer todo o esforço para serem fieis a essa devoção. No Tratado da Verdadeira Devoção, a respeito do Terço, diz São Luís Grignion: “Portanto, rogo-vos encarecidamente, pelo amor que vos tenho em Jesus e Maria, que rezeis o terço, e até, se tiverdes tempo, o rosário diariamente. E vós bendireis, na hora da morte, o dia e a hora em que me acreditastes. Depois de terdes semeado sob as bênçãos de Jesus e de Maria, recolhereis bênçãos eternas no Céu: ‘Aquele que semeia em abundância, colherá em abundância’”. (Tratado, n. 254)

Rogamos, portanto, a Maria Santíssima que conceda a todos os Consagrados, todas as graças de perseverança que Ela quer derramar sobre todos, e que, mais do que uma boa lembrança na memória, seja o dia da Consagração uma lembrança viva a palpitar no coração de cada um, que os leve sãos e salvos até a Eternidade.

Salve Maria!

Faça um Comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: