By

IV Domingo do Advento, Ano B – Mons. João Clá Dias

E o Templo Se fez carne.

A Anunciação

O momento da aceitação, quando Maria pronuncia o seu “Fiat!”, conclui-se de forma maravilhosa e superabundante, como não se podia imaginar, a promessa de Deus a Davi, baseada numa Aliança indissolúvel, e a realeza se torna eterna. O Pai concede à humanidade Templo por excelência! É assim que Deus trata aqueles que são seus verdadeiros amigos, filhos e servos; que premeia os que, tendo noção clara de sua dependência em relação a Ele, lhe entregam tudo o que é seu: sempre lhes outorga muito mais do que eles ofertaram!

O rei Davi julgava dar o máximo a Deus dedicando-lhe um templo; mas o Senhor queria que ele Lhe oferecesse sua linhagem, porque Ele mesmo, Deus, já lhe preparara uma posteridade especialíssima. E ao confia-la ao Senhor, Davi mereceu ser antepassado do Salvador, isto é, do próprio Deus.

Maria santíssima aspirava a ser escrava da Mãe do Messias; Deus porém mandou um anjo para convida-la a uma escravidão muito maior… a escravidão a Ele! Nossa Senhora compreendeu no primeiro instante, ao receber o anuncio do Anjo, que aquele Filho, embora fosse d’Ela, deveria ser totalmente restituído a Deus, porque Ele era o Filho de Deus e, sendo Ela também de Deus, o Filho muito mais pertencia a Ele do que a Ela… E, portanto, Ela tinha de conduzi-lo, em tudo, de pleno acordo com a vontade do Pai a respeito do destino deste Filho… Foi-Lhe revelado ainda, que Ele iria sofrer a terrível morte de Cruz. E Maria tudo consentiu por amor a Deus, sabendo que Ele queria, desta maneira, redimir o gênero humano!

Na Liturgia de Hoje Deus nos chama à santidade e quer de nós um fiat, como o de Nossa Senhora, uma entrega radical, cheia de fogo e entusiasmo: “Faça-se em Mim segundo a tua palavra!”. Só na correspondência à Graça e na fidelidade à fé, ou seja, sendo santos, obteremos a estabilidade e cada um de nós será “templo de Deus”, sempre belo e em ordem, como Nosso Senhor Jesus Cristo Homem é soberanamente o Templo de Deus.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Homilia Dominical por Mons. João Clá Dias do 4º Domingo do Advento (21/12/2008)

Faça um Comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: