By

Domingo de Ramos da Paixão do Senhor, Ano B – Mons. João Clá Dias

“A Cruz se transforma em glória na eternidade.”

Entrada de Cristo em Jerusalém – Catedral de Cristo Rei, Hamilton (Canadá) 

Jesus me convoca a segui-Lo! Valendo-se de uma expressiva imagem, São Roberto Belarmino pondera: “Quem vê seu Capitão lutar por seu amor, com tal perseverança em lide tão penosa, recebendo tantas feridas e padecendo tão grandes dores, como não se animará a combater a seu lado, a fazer guerra aos vícios e resistir e resistir até morrer? Cristo batalhou até vencer e alcançar glorioso triunfo sobre seu inimigo […]. E se Cristo pelejou com tão grande perseverança, seu exemplo deve dar sumo alento a todos os seus soldados para não se afastarem da sua cruz, e sim pugnar a seu lado até vencer”. Eu estarei com Ele, quer na entrada triunfal em Jerusalém, aclamando-O como Rei, que na Via Sacra, carregando minha cruz às costas, ou sobro o Gólgota, nela pregado. Será por meio desta cruz que eu obterei a glória da ressurreição, e conviverei com Ele por todo sempre na verdadeira Jerusalém, a Jerusalém Celeste!
Ao transpor as muralhas desta esplendorosa cidade, “tabernáculo de Deus com os homens” (Ap 21,3), teremos um autêntico Domingo de Ramos e entenderemos que a cerimônia da qual hoje se participa é mero símbolo dos “bens que Deus tem preparado para aqueles que O amam” (I Cor 2, 9). Entretanto aqueles que persistiram numa concepção mundana e desviada a respeito de Nosso Senhor, negando-se a aceitá-Lo como Ele é, terão o eterno domingo de fogo, enxofre, ódio e revolta!
Peçamos a graça de compreender que é através da cruz que chegamos a luz – “Per crucem ad lucem!” – e não há outro meio de conquistar alegria sem fim. Que a cruz seja companheira inseparável de cada um de nós até o momento de ingressarmos na visão beatífica, e continue junto a nós por toda eternidade, como magnífica auréola de santidade, resplendor de glória.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Homilia Dominical por Mons. João Clá Dias do Domingo de Ramos da Paixão do Senhor (16/03/2008)

Faça um Comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: