By

Frase da Semana – Santa Teresa de Jesus

“Excelente companhia é a do bom Jesus; portanto, não nos separemos dele, nem de sua santíssima Mãe”

Santa Teresa de Jesus, Reformadora do Carmelo e Doutora da Igreja (1)

Neste próximo dia 15 de Outubro, a Igreja celebra a festa de Santa Teresa de Jesus.

Santa Teresa de Jesus (Teresa de Cepeda e Ahumanda) nasceu em Ávila no dia 28 de março de 1515, morreu em Alba de Tormes, Salamanca, no ano de 1582; foi beatificada em 1614 pelo Papa Paulo V e canonizada em 1622 por Gregório XV. Em 1970 o Papa Paulo VI a nomeou Doutora da Igreja Universal. (2)

Também neste 15 de Outubro terá início o Ano Jubilar Teresiano, concedido por Sua Santidade o Papa Francisco por ocasião do 5º. Centenário do nascimento da Santa. (3)  Ocasião de inúmeras graças para toda a Igreja, ao celebrar a vida desta grande mística e autora de esplêndidas obras espirituais. De fato, Santa Teresa é mestra da vida espiritual, não apenas dos que têm a ventura de fazer parte da família carmelitana, mas de todos os fiéis que almejam a santidade.

Santa Teresa de Jesus
Paróquia São Pedro Apóstolo – Montreal, Canadá

Santa Teresa é a santa da totalidade. Em sua obra, ela descreve seu ideal de perfeição e a palavra “tudo” é semeada a mãos-cheias, revelando o único desejo de seu coração: dar-se totalmente a Deus.

Consciente das dificuldades que enfrentaremos ao decidir pelo caminho de perfeição, a Santa nos aconselha:

“A vida é longa e as penas nela se encontram em grande número. Para suportá-las como é preciso, temos necessidade de considerar como Jesus Cristo, nosso modelo, como seus apóstolos e seus santos as suportaram. [Para isso] Excelente companhia é a do bom Jesus; portanto, não nos separemos dele, nem de sua santíssima Mãe”. (4)

Peçamos, portanto, a Santa Teresa que nos ajude no caminho da perfeição.

Santa Teresa de Jesus, rogai por nós!


(1) Frei Gabriel De S. Maria Madalena, OCD. Santa Teresa de Jesus. Mestra de vida espiritual. Tradução Convento de Santa Teresa (São Paulo). São Paulo: Paulinas, 1986. Pág. 139.

(2) Conteúdo publicado em gaudiumpress.org, no link http://www.gaudiumpress.org/content/58181-Papa-concede-a-graca-do-Ano-Jubilar-Teresiano-para-a-Espanha#ixzz3FwE3F97u
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 (3) http://www.arautos.org/noticias/58374/Papa-concede-a-graca-do-Ano-Jubilar-Teresiano-para-a-Espanha

 (4) Frei Gabriel De S. Maria Madalena, OCD. Santa Teresa de Jesus. Mestra de vida espiritual. Tradução Convento de Santa Teresa (São Paulo). São Paulo: Paulinas, 1986. Pág. 139

Faça um Comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: