By

Qual a distância que nos separa do Céu?

Por Douglas Rodrigues, extraído do jornal do estudante chez nous

por do sol- SPMuitas e muitas vezes, especial­mente quando somos ainda crianças, temos o de­sejo de voar, de poder passear pelas encantadoras nuvens, nadar naquele fascinante panorama. Há até os que, ignorantes das alturas do céu, sobem no telhado de suas casas para tentar alcançar as nuvens; quase sempre sem nenhum resultado…

Mas, estarão elas tão dis­tantes assim?

Aquilo que chamamos “céu” não é senão o azul que podemos admirar nos dias serenos, derivada do fato de as partículas de ar re­fletirem aos nossos olhos somente os componentes desta cor da luz solar.Assim, quando olhamos para o alto, o que realmente vemos é o ar. E a altura deste “céu” não é muito considerá­vel, pois terá – dependendo do lugar onde se está – oitenta a noventa qui­lômetros, o que comparado com o tamanho do universo não é nada.

Entretanto, por “céu” pode-se entender não só a abóbada celeste e azulada do dia, mas também o gran­de espaço que temos em volta de nós, e que podemos contemplar em qualquer noite serena. A vista alcança muito mais longe, pois distinguimos as estrelas diretamente através da atmosfera, enquanto que durante o dia, o sol céu - portugalilumina todo ar que nos rodeia, de modo que, em­bora pareça que observamos muito longe, não podemos realmente en­xergar mais que o ar iluminado, ex­ceto quando há alguma coisa muito brilhante além dele, como o próprio sol e, ainda, algumas vezes, a lua. Mas se estudarmos o quão longe estão as estrelas de nós, então re­almente saberemos a distância que vai da Terra ao céu. São fantásticas extensões, medidas em anos-luz…

Porém, o Céu, morada eterna dos justos, poderá estar tão mais próximo. Lá se chega pela Santidade e a visão que nos é permitida é a beatífica, a do próprio Deus, que nos permite conhecê-Lo todo, mas não totalmente, tanto mais quanto foi o nosso amor por Ele nesta terra… Então, viajaremos por estas extensões extraordinárias com a simples velocidade do pensamento, à semelhança dos Anjos. Foguetes assim, os homens estão por inventar…

Para quê contentarmo-nos com o céu, quando podemos chegar ao Céu? Sejamos exigentes, exijamos o impossível…

“Porque aos homens é impossível, mas a Deus tudo é possível” (Mt 19, 26)

One Response to Qual a distância que nos separa do Céu?

Faça um Comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: