By

Frase da Semana – Natividade de Maria

“A nossa celeste menina, tanto por causa de seu ofício de medianeira do mundo, como em vista de sua vocação para Mãe do Redentor, recebeu, desde o primeiro instante de sua vida, graça mais abundante que a de todos os Santos reunidos”

Santo Afonso de Ligório (1)

Nascimento da Virgem Maria – Pinturas em madeira por F. E. Meloche, 1886 – Capela Notre Dame de Bon Secours – Montreal, Canadá

A Natividade de Maria, celebrada em 08 de Setembro é certamente uma data muitíssimo especial para todos os devotos desta grande Mãe. Como ilustra Santo Afonso nesta Frase da Semana, a grandeza imensa da vocação de Mãe do Redentor tornou necessário que Maria recebesse todas as graças de Deus para cumprir este chamado grandioso. E Ela as recebeu em abundância: Filha Bem Amada de Deus Pai, Mãe admirável de Deus Filho e Esposa Fidelíssima de Deus Espírito Santo.

Como é doce, como é sublime, como traz alegria ao nosso coração ver um grande Santo, como Santo Afonso, chamar Maria Santíssima de “nossa celeste menina”. Esta invocação nos leva, necessariamente a imaginar, a contemplar Maria pequenina, como uma criança frágil, dependente de cuidados maternos – e que cuidados certamente recebeu Ela de sua mãe, Santa Ana, desde os seus primeiros instantes de vida! Ali já estavam prenunciadas as grandezas dAquela que, posteriormente, apesar de sua profunda humildade, iria declarar: “O Todo-Poderoso fez grandes coisas em meu favor” (Lc 1,48-49).

O Fundador dos Arautos do Evangelho, Monsenhor João Clá Dias, em seu magnífico livro Pequeno Ofício da Imaculada Conceição (2) traz pensamentos de muitos santos e teólogos a respeito dessa grande data, deste fabuloso aniversário que comemoramos hoje: O aniversário de Maria Santíssima!

Que alegria representou para humanidade o nascimento de Maria: A chegada do Redentor já está próxima. Em apenas mais alguns anos – que nada representam para quem havia esperado, desejado a vida do Redentor por tanto tempo! – esta menina receber a saudação do Arcanjo São Gabriel: “Ave, cheia de graça: o Senhor é contigo!” e estará iniciada a obra da Redenção.

Incentivados pela devoção de seu Fundador a Nossa Senhora, os Arautos do Evangelho prepararam uma matéria especial, em seu site para comemorar esta grande data. Vale a pena meditá-la em todos os seus ricos detalhes! (3)

Que a alegria da Natividade de Maria seja a luz – não apenas para esta semana – mas para toda a nossa vida! Salve Maria!


(1) Santo Afonso Maria de Ligório. Glórias de Maria. Aparecida-SP: Ed. Santuário, 1989, p. 265.

(2) Monsenhor João Clá Dias. Pequeno Ofício da Imaculada Conceição Comentado. São Paulo: ACNSF/Instituto LumenSapientiae, 2011. Disponível para venda pela internet, através da Livraria Católica: www.lumencatolica.com

(3) Arautos do Evangelho. Natividade de Maria. Disponível em: http://www.arautos.org/especial/19039/A-Natividade-de-Maria.html

2 Responses to Frase da Semana – Natividade de Maria

Faça um Comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: