By

São João Crisóstomo: “Cristo está comigo, a quem temerei?”

São João Crisóstomo

A Liturgia das Horas enaltece, neste mês de setembro (dia 13), São João Crisóstomo, bispo e doutor da Igreja, como o notável Arauto, que com Boca de Ouro, jamais calado e mudo, resplandeceu em virtudes e ensinamentos da Doutrina Católica, por amor a todos.¹

Como não poderia deixar de ser, este Varão de Deus sofreu perseguições, especialmente da corte imperial e, por duas vezes, foi exilado.

Com efeito, uma vez que “nada é tão central quanto saber sofrer” e “o traço comum de todos os Santos é justamente sua atitude diante da Cruz” ², São João Crisóstomo soube heroicamente viver conforme ele mesmo proferiu em uma homilia:

“Cristo está comigo, a quem temerei? Mesmo que as ondas, os mares, o furor dos príncipes se agitem contra mim, tudo isto não me impressiona mais do que uma aranha. E se vossa caridade não me retivesse, não recusaria partir ainda hoje mesmo para outro lugar. Repito sempre: Senhor, faça-se a tua vontade (Mt 26, 42); não o que quer este ou aquele, mas o que tu queres. Esta é a minha torre, minha pedra imóvel; este, o meu báculo firme. Se Deus quer isto, faça-se. Se quiser que permaneça aqui, agradecerei. Onde quer que me queira, darei graças.” ³

Peçamos a intercessão de São João Crisóstomo para sermos verdadeiros Arautos a proclamar e viver, com confiança e destemor, o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo e a fazermos sempre a Sua vontade.

São João Crisóstomo, rogai por nós!

Por Adilson Costa da Costa

___________________________________

¹ Hino Laudes e Vésperas. In: Liturgia das Horas. v. IV. Editora Vozes, Paulinas, Paulus, Editora Ave Maria, 1999, p. 1259.

² Mons. João S. Clá Dias, EP. A Cruz, fonte de glória. In: _____. O inédito sobre os Evangelhos. v. VII, Coedição internacional de Città del Vaticano: Libreria Editrice Vaticana, São Paulo: Instituto Lumen Sapientiae, 2013, p. 214-215.

³ Para mim, viver é Cristo e morrer é lucro. Das Homilias de São João Crisóstomo, bispo. In: Liturgia das Horas. v. IV. Editora Vozes, Paulinas, Paulus, Editora Ave Maria, 1999, p. 1258.

2 Responses to São João Crisóstomo: “Cristo está comigo, a quem temerei?”

Faça um Comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: