By

Os Fundadores ao longo da História

Projeto Interdisciplinar – 2017

Colégio Arautos do Evangelho – Maringá

Nos dias 26 e 27 de outubro foi realizada nas dependências da Escola Arautos do Evangelho de Maringá a X Mostra Cultural, este ano com o tema “Os Fundadores ao longo da história”, feita por alunos e professores a partir do projeto anual interdisciplinar.

Os pais e convidados ficaram admirados por fazerem uma “viagem pela história” e conhecer um pouquinho sobre a origem e peculiares costumes das principais ordens religiosas que, ao longo da história da Igreja, foram surgindo, inspiradas pelo Espírito Santo, para remediar os males de sua época histórica e conduzi-las rumo ao céu.

O primeiro grupo apresentou a história de São Bento e da ordem beneditina. Com muita desenvoltura e segurança explicaram o famoso adágio “Ora et Labora” (Reza e trabalha), que é a síntese do carisma dado por Deus a São Bento.

Outro grupo, com muita simplicidade, deixou os pais e mestres ludibriados com a comovente história de São Francisco, o “Poverello[1] de assis”. Sua obra teve um papel incalculável para frear os apegos desordenados às coisas deste mundo.

Contemporâneo a este Santo da Pobreza, foi contemplado nas exposições de alunos e alunas, o grande devoto do Santo Rosário, São Domingos de Gusmão, que com suas pregações inspiradas pela Santíssima Virgem converteu parte da Europa que então estava contaminada pela heresia dos cátaros e albigenses.[2]

Em seguida, outro carisma muito importante para a História de nosso país e da Igreja foi abordado: os Jesuítas, cujo Fundador foi Santo Inácio de Loyola. A companhia de Jesus foi chamada a dedicar-se às missões apostólicas nos diversos povos do mundo.

A parte final do projeto versou sobre o grande Santo da Juventude e fundador da ordem Salesiana, São João Bosco. Ele foi suscitado por Deus para formar e fazer apostolado com os jovens. As alunas, para estupefação dos pais, inclusive apresentaram alguns jogos que na época D. Bosco ensinava a seus “bambinis,” nome dados aos meninos que ele cuidava.

O último grupo de alunos apresentou o carisma dos Arautos do Evangelho, sua origem, bem como as diversas obras de Evangelização realizadas por este tão novo e já vigoroso movimento da Igreja.

Os pais e mestres receberam dos alunos e alunas lembranças da Mostra cultural e em seguida se confraternizaram com um saboroso lanche de encerramento.

……………………………………………

[1] Dotado de pouco e nenhum recurso material.

[2] Desenvolveram-se, principalmente, na região francesa de Albi —, e que outra coisa não professavam senão os velhos Gnosticismo e Maniqueísmo, com roupagens novas. Tais heresias — que se revestiam de um caráter gravemente subversivo da sociedade cristã, por negarem entre outras coisas e legitimidade do casamento e da família e o valor do juramento, fundamentos da sociedade medieval, grassaram a partir do sec XI, e se desenvolveram largamente no sec. XIII, sobretudo no Languedoque francês.

One Response to Os Fundadores ao longo da História

Faça um Comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: