By

odiario.com: ‘Castelo gótico’ será o lar dos Arautos

Presentes no município desde 2006, os Arautos do Evangelho já tiveram três comunidades em Maringá, onde residem e realizam atividades socioculturais, de formação catequética e assistência à comunidade local. Após mais de uma década de participação na vida social da cidade, os Arautos vão ganhar uma nova “casa”. Mas, desta vez não se trata de uma “residência comum” e sim de uma obra adaptada ao estilo gótico arquitetônico – de origem francesa que remonta a época do Renascimento, no século XII -, idealizada e projetada pelo arquiteto e urbanista paulistano Daniel Aguiar e Souza. Segundo o Diretor da Casa de Formação dos Arautos do Evangelho de Maringá, padre Mário Sérgio Sperche, “o arquiteto aprendeu essa concepção de arquitetura com os Arautos”.

Caracterizado pela forma dos arcos em ogiva, outrora foi muito adotado na construção das igrejas católicas. De acordo com o padre Mário Sérgio Sperche, o carisma dos Arautos do Evangelho consiste em procurar agir com perfeição em busca da pulcritude em todos os atos da vida diária. “Com o objetivo de na arquitetura mostrar o desejo de perfeição e a procura pela beleza, os Arautos encontraram na arte gótica a melhor maneira de conduzir as mentes e os espíritos à perfeição do Criador. Esse estilo foi escolhido porque o gótico, com seus belos arcos, capitéis floridos, janelas e vitrais coloridos é o estilo que em sua beleza procura conduzir o homem a Deus”, revela ele sobre a construção que mais parece um castelo.

Para os Arautos, este chamado à perfeição não deve ficar restrito aos atos interiores, mas deve exteriorizar-se em suas atividades, de modo que melhor reflitam a Deus. “Com razão, lembra São João Paulo II na Carta aos Artistas, o oportuno ensinamento do Concílio Vaticano II: ‘O mundo em que vivemos tem necessidade de beleza para não cair no desespero. A beleza, como a verdade, é a que traz alegria ao coração dos homens, é este fruto precioso que resiste ao passar do tempo, que une as gerações e as faz comungar na admiração’, relembra.

Os Arautos do Evangelho, que são uma Associação Internacional de Fiéis de Direito Pontifício, tiveram início no fim da década de 1960, quando alguns jovens da capital paulista se reuniram para o estudo da liturgia, do canto gregoriano e a prática dos conselhos evangélicos. No fim dos anos 1990 receberam o reconhecimento Diocesano. No entanto, a Aprovação Pontifícia dos Arautos ocorreu somente no dia 22 de fevereiro de 2001, considerada a data oficial de “nascimento” da instituição.

Fundada pelo monsenhor João Scognamiglio Clá Dias, a Associação, hoje presente em 78 países, é composta predominantemente por jovens. Embora não professem votos e conservem-se no estado leigo – com exceção de alguns que posteriormente se dedicam ao sacerdócio -, esses jovens consagram integralmente a sua vida à obra e ao apostolado, vivendo em comunidades masculinas e femininas, num ambiente de caridade fraterna e disciplina. Alternam sua vida de recolhimento, estudo e oração com atividades de evangelização nas dioceses e paróquias, sempre com foco na formação da juventude.

Além de estar disponível à comunidade com horários de missas, formação catequética e cultural, a futura comunidade dos Arautos será a sede do “Projeto Futuro e Vida” – uma iniciativa sociocultural promovida pelos Arautos do Evangelho direcionada ao público estudantil, feita em parceria com a Secretaria de Educação de Maringá (Seduc). “O objetivo do Projeto é ocupar os jovens com atividades elevadas da arte e da cultura, do pensamento e das ideias sadias. Queremos a salvação da juventude”, declara o fundador dos Arautos do Evangelho, monsenhor João Clá Dias.

O padre Mário Sérgio explica que “a proposta é que os alunos frequentem a comunidade nos finais de semana, realizando aulas de música, esportes e atividades dinâmicas e interativas, a fim de estimular nos jovens a ética, a disciplina e a cidadania, dando ênfase à construção do caráter e da cultura”. Ele prevê a conclusão da obra para o final de 2019. “Após o término da construção dos Arautos, haverá a Santa Missa em ação de graças com a participação da comunidade, onde nos darão muita alegria em participarmos juntos”, empolga-se.

Como todas as instituições religiosas, os Arautos vivem da generosidade das pessoas que participam da comunidade, inclusive no quesito moradia. “Até o momento presenciamos uma liberalidade sem igual, e sabemos que as pessoas que são de coração generoso, são sempre, independente das suas condições financeiras. Somos gratos a todos aqueles que, como o óbolo da viúva, vem ajudando a esta obra de evangelização”, comenta o padre Mário Sérgio Sperche, que ressalta que após o término da construção e a mudança para a nova Comunidade dos Arautos, a atual casa será “devolvida” ao seu proprietário.

 

Confira a matéria no site do jornal:
http://maringa.odiario.com/cultura/2018/05/castelo-gotico-sera-o-lar-dos-arautos/2490536/

Faça um Comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: