By

Frase da Semana – Santa Maria Goretti

“Sim, por amor a Jesus, perdoo-lhe. E também quero que esteja comigo no Paraíso!… Lá do Céu, rogarei pelo seu arrependimento!”

Santa Maria Goretti (1)

 A Frase da Semana faz referência não somente a Santa Maria Goretti, cuja festa a Igreja celebra no dia 06 de Julho. Homenageia, sobretudo, as virtudes que ela praticou: o amor a Deus, a Inocência e a Pureza. Estas virtudes acompanharam esta jovem Santa a todo o momento, mesmo que tenha tido uma curta vida.

Como a sociedade atual se ressente da falta dessas virtudes! No momento em que milhões de jovens preparam-se para participar da Jornada Mundial da Juventude, vale a pena meditar sobre os ensinamentos que a vida e morte desta grande Santa nos trazem.

Em 06 de Julho de 2003 (há exatamente 10 anos!), ao concluir as festividades do centenário da morte de Santa Maria Goretti, o Beato João Paulo II perguntava-se sobre a contribuição desta Virgem para a juventude de nossos dias:

“Marietta, assim era chamada familiarmente, recorda à juventude do terceiro milênio que a verdadeira felicidade exige coragem e espírito de sacrifício, rejeição de todo compromisso com o mal e disposição para pagar com a própria vida, mesmo com a morte, a fidelidade a Deus e aos seus Mandamentos. “Como é atual esta mensagem! Hoje exaltam-se, muitas vezes, o prazer, o egoísmo ou até a imoralidade, em nome de falsos ideais de liberdade e de felicidade. É preciso reafirmar com clareza que a pureza do coração e do corpo deve ser defendida, porque a castidade ‘guarda’ o amor autêntico.

“Santa Maria Goretti ajude todos os jovens a experimentar a beleza e a alegria da bem-aventurança evangélica: ‘Felizes os puros de coração, porque verão a Deus’ (Mt 5, 8). A pureza de coração, como qualquer virtude, exige um treino cotidiano da vontade e uma constante disciplina interior. Pede, acima de tudo, o recurso assíduo a Deus, na oração” (2)

Santa Maria Goretti, rogai por nós e por nossa Juventude!


(1) Santa Maria Goretti, no hospital, quando recebia a Santa Comunhão, algumas horas antes de seu falecimento, perdoando seu assassino. Revista Arautos do Evangelho, Julho/2011, n. 115, p. 30 à 33).

Disponível em: http://www.arautos.org/especial/27695/Santa-Maria-Goretti–Felizes-os-puros-de-coracao

(2) Idem.

Faça um Comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: