By

Frase da Semana: Senhor, eu não sou digno…

 

“Senhor, eu não sou digno de que entres em minha casa”

(Lc 7,6)

Santo Afonso

Santo Afonso

Santo Afonso de Ligório em seu célebre tratado sobre a Oração[1], quando trata das várias condições para que a nossa oração seja atendida por Deus, estabelece que uma das condições principais é a humildade com que devemos pedir: “O Senhor atende às orações de seus servos, mas dos servos humildes (…) onde falta humildade, Deus não atende, pelo contrário, repele as orações dos soberbos”.[2].

A Frase da Semana destaca o pedido humilde do Centurião[3] (ou oficial Romano): “Senhor, eu não sou digno!”. Nessa frase, proposta pela Liturgia para o IX Domingo do Tempo Comum, o Evangelista São Lucas mostra o contentamento e admiração de Nosso Senhor Jesus Cristo, que não resiste em atender a esse pedido humilde: “Nem mesmo em Israel encontrei tamanha fé”.

É uma frase tão impactante, tão digna de registro que a Igreja a inclui na Santa Missa, e, assim, será repetida por todos os séculos, até o fim do mundo: “Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha morada, mas dizei uma palavra e serei salvo”.

Para nós que vivemos inseridos neste mundo sem fé, sem piedade, onde, muitas vezes a soberba domina o relacionamento entre as pessoas, mesmo dentro das famílias, a lição que a Frase da Semana nos deixa é de confiança na oração, como ensina Monsenhor João Clá Dias, no Inédito sobre os Evangelhos, comentando a liturgia do IX Domingo do Tempo Comum:

“Devemos nos compenetrar da necessidade de nos dirigirmos a Nosso Senhor em nossas dificuldades – tanto espirituais, quanto temporais – com a certeza de que nossa fé moverá sua infinita misericórdia a nos atender. E assim como a gentilidade não foi motivo para o centurião recear ser ouvido por Cristo, nossa confiança em sua ação deve passar por cima das nossas próprias insuficiências, certos de que diante d’Ele não é preciso merecer, mas apenas pedir com fé”.[4]

Peçamos, portanto, que Maria Auxiliadora nos ajude a pedirmos por sua intercessão tudo que necessitamos para nossa vida, com fé humilde e confiante.

Salve Maria!

 

 

—————————————

[1] Santo Afonso de Ligório. A Oração, o grande meio para alcançarmos de Deus a salvação e todas as graças que desejamos. Aparecida: Santuário, 22ª. Ed., 2011.

Conheça o resumo do livro de Santo Afonso no Blog dos Arautos de Maringá.

Livros Imperdíveis: http://maringa.arautos.org/2013/07/livros-imperdiveis-a-oracao-santo-afonso-de-ligorio/

[2] Idem, p. 64

[3] “São Mateus, narrando este mesmo fato, precisa a categoria do oficial: é chefe de uma centúria, subdivisão inferior da infantaria romana, correspondente à sexagésima parte de uma legião. Devido às vastidões do Império, as legiões eram enviadas a regiões estratégicas. Na Palestina, havia centúrias estacionadas em locais como Cafarnaum – por estar situada na fronte norte da Galileia. Se houvesse necessidade, recebiam reforço de outras unidades que se encontrassem próximas”. Mons. João Clá Dias, O Inédito sobre os Evangelhos. Vol. VI – Domingos do Tempo Comum, página 123.

[4] Mons. João Clá Dias, O Inédito sobre os Evangelhos. Vol. VI – Domingos do Tempo Comum, página 123

One Response to Frase da Semana: Senhor, eu não sou digno…

Faça um Comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: