A cidade de Maringá

Maringá, cidade imponente e formosa, correndo em avenidas largas esplendidamente arborizadas de ornametais ipês roxos, brancos e dourados, flamboyant’s e jacarandás-mimosos, que arrebentam feéricamente em flores, sobretudo, entre as estações do inverno e primavera. É considerada uma das cidades mais verdes do mundo, possuindo uma das mais altas taxas de concentração de área verde, 26,65 m² por habitante; são 90 alqueires de mata nativa, em 17 bosques.

Uma vez que fica a 554,9 metros acima do nível do mar, seu clima é subtropical, proporcionando assim, chuvas bem distribuídas e uma temperatura ambiente estavelmente agradável.

Constituída de diversas etnias, a cidade forma um meio cultural múltiplo, em função da corrente migratória que para aqui veio, como a colônia japonesa, portuguesa, árabe, alemã e italiana que muito enriqueceram a cultura do município com a preservação de suas tradições e folclore. A diversificação de sua economia, aliada ao espírito empreendedor, dinâmico e laborioso de seus habitantes, assegura boa qualidade de vida a todos os que aqui habitam. Maringá é a terceira cidade mais populosa do estado do Paraná, com 335.511 mil habitantes (Fonte: IBGE – julho/2009).

Planejada pela empresa Companhia de Melhoramentos do Norte do Paraná, em 1947, Maringá foi elevada à categoria de município em 1951, desmembrando-se de Mandaguari.

Nasceu na prancheta de desenhos do Arquiteto e Urbanista Jorge de Macedo Vieira, paulista, responsável por projetos como o Jardim América, de São Paulo e Águas de São Pedro, na região de Piracicaba.

Conhecida como a “a cidade canção” seu nome tem origem nos construtores pioneiros que cantavam a música Maringá (de Joubert de Carvalho) noite e dia, durante seus trabalhos. Fato é que, na placa da Rua Joubert de Carvalho, está escrito: “Compositor da música que deu o nome à cidade”.

A padroeira de Maringá é Nossa Senhora da Glória. Sua festa comemora-se a 15 de agosto, solenidade da assunção da Virgem Maria.

Em toda a história da Igreja, talvez Maringá seja a única cidade escolhida para sede episcopal antes de completar dez anos de existência. A diocese de Maringá foi criada no dia 1º de fevereiro de 1956, através da bula Latissimas partire Ecclesias (Dividir as Igrejas muito extensas), do papa Pio XII.

O primeiro bispo, Dom Jaime Luiz Coelho, foi nomeado em 3 de dezembro de 1956. Exercia o cargo de cura da Catedral de Ribeirão Preto-SP, quando recebeu, no dia 20 de janeiro de 1957, festa do padroeiro, São Sebastião, a ordenação episcopal.

Passaram por esta diocese no ano de 1997 a 2002, Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger, scj, sendo o Segundo Arcebispo de Maringá. No ano de 2002 a 2004, Dom João Braz de Aviz foi o Terceiro Arcebispo de Maringá.

Dom Anuar Battisti

O arcebispo atual é Sua Excia. Revma. Dom Anuar Battisti. Nascido em Alto Honorato, município de Lajeado – RS, aos 19 de fevereiro de 1953. No dia 29 de setembro de 2004, foi nomeado para a sede arquiepiscopal de Maringá. Tomou posse como arcebispo, em missa solene, na Catedral de Maringá, em 24 de novembro.

Com os corações elevados à padroeira de Maringá, Nossa Senhora da Glória, peçamos-Lhe que mantenha sempre crescente a confiança de seu povo maringaense, conforme as palavras que Dom Anuar nos indica em sua bela mensagem:

“Caríssimos irmãos e irmãs, assunta ao céu, Maria não está longe de nós, mas está agora muito próxima e a sua luz se projeta sobre nossa vida e sobre a história da humanidade inteira. Recorremos com confiança àquela que do alto nos guarda e nos protege. Precisamos todos do seu auxílio e do seu conforto para enfrentar as provas e desafios de todos os dias; precisamos senti-la mãe e irmã nas concretas situações da nossa existência.”

Veja também:

Presépio Som, Luz e Movimento

Apresentações musicais

Atividades

Quem somos

Contato

Pedido de Orações

__________________________________

Fontes:

<www.arquimaringa.org.br>

<www2.maringa.pr.gov.br>

<www.maringa.com>

<http://pt.wikipedia.org/wiki/Maring%C3%A1>

6 Responses to A cidade de Maringá

Faça um Comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: