A cidade de Maringá

Maringá, cidade imponente e formosa, correndo em avenidas largas esplendidamente arborizadas de ornametais ipês roxos, brancos e dourados, flamboyant’s e jacarandás-mimosos, que arrebentam feéricamente em flores, sobretudo, entre as estações do inverno e primavera. É considerada uma das cidades mais verdes do mundo, possuindo uma das mais altas taxas de concentração de área verde, 26,65 m² por habitante; são 90 alqueires de mata nativa, em 17 bosques.

Uma vez que fica a 554,9 metros acima do nível do mar, seu clima é subtropical, proporcionando assim, chuvas bem distribuídas e uma temperatura ambiente estavelmente agradável.

Constituída de diversas etnias, a cidade forma um meio cultural múltiplo, em função da corrente migratória que para aqui veio, como a colônia japonesa, portuguesa, árabe, alemã e italiana que muito enriqueceram a cultura do município com a preservação de suas tradições e folclore. A diversificação de sua economia, aliada ao espírito empreendedor, dinâmico e laborioso de seus habitantes, assegura boa qualidade de vida a todos os que aqui habitam. Maringá é a terceira cidade mais populosa do estado do Paraná, com 335.511 mil habitantes (Fonte: IBGE – julho/2009).

Planejada pela empresa Companhia de Melhoramentos do Norte do Paraná, em 1947, Maringá foi elevada à categoria de município em 1951, desmembrando-se de Mandaguari.

Nasceu na prancheta de desenhos do Arquiteto e Urbanista Jorge de Macedo Vieira, paulista, responsável por projetos como o Jardim América, de São Paulo e Águas de São Pedro, na região de Piracicaba.

Conhecida como a “a cidade canção” seu nome tem origem nos construtores pioneiros que cantavam a música Maringá (de Joubert de Carvalho) noite e dia, durante seus trabalhos. Fato é que, na placa da Rua Joubert de Carvalho, está escrito: “Compositor da música que deu o nome à cidade”.

A padroeira de Maringá é Nossa Senhora da Glória. Sua festa comemora-se a 15 de agosto, solenidade da assunção da Virgem Maria.

Em toda a história da Igreja, talvez Maringá seja a única cidade escolhida para sede episcopal antes de completar dez anos de existência. A diocese de Maringá foi criada no dia 1º de fevereiro de 1956, através da bula Latissimas partire Ecclesias (Dividir as Igrejas muito extensas), do papa Pio XII.

O primeiro bispo, Dom Jaime Luiz Coelho, foi nomeado em 3 de dezembro de 1956. Exercia o cargo de cura da Catedral de Ribeirão Preto-SP, quando recebeu, no dia 20 de janeiro de 1957, festa do padroeiro, São Sebastião, a ordenação episcopal.

Passaram por esta diocese no ano de 1997 a 2002, Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger, scj, sendo o Segundo Arcebispo de Maringá. No ano de 2002 a 2004, Dom João Braz de Aviz foi o Terceiro Arcebispo de Maringá.

Dom Anuar Battisti

O arcebispo atual é Sua Excia. Revma. Dom Anuar Battisti. Nascido em Alto Honorato, município de Lajeado – RS, aos 19 de fevereiro de 1953. No dia 29 de setembro de 2004, foi nomeado para a sede arquiepiscopal de Maringá. Tomou posse como arcebispo, em missa solene, na Catedral de Maringá, em 24 de novembro.

Com os corações elevados à padroeira de Maringá, Nossa Senhora da Glória, peçamos-Lhe que mantenha sempre crescente a confiança de seu povo maringaense, conforme as palavras que Dom Anuar nos indica em sua bela mensagem:

“Caríssimos irmãos e irmãs, assunta ao céu, Maria não está longe de nós, mas está agora muito próxima e a sua luz se projeta sobre nossa vida e sobre a história da humanidade inteira. Recorremos com confiança àquela que do alto nos guarda e nos protege. Precisamos todos do seu auxílio e do seu conforto para enfrentar as provas e desafios de todos os dias; precisamos senti-la mãe e irmã nas concretas situações da nossa existência.”

Veja também:

Presépio Som, Luz e Movimento

Apresentações musicais

Atividades

Quem somos

Contato

Pedido de Orações

__________________________________

Fontes:

<www.arquimaringa.org.br>

<www2.maringa.pr.gov.br>

<www.maringa.com>

<http://pt.wikipedia.org/wiki/Maring%C3%A1>

5 Responses to A cidade de Maringá

  1. Rolando says:

    Isso é de dar vontade de viver nessa cidade.

  2. Adriana Salla says:

    essa cidade é muito legal – Aqui tem shopping

  3. Alexandre Cordeiro says:

    Maringá, a cidade canção, aqui a atmosfera é outra. Fiquei sabendo de pessoas que só de virem para Maringá já ficaram curadas. É impressionante como essa cidade tem um ar bom. Aqui todos somos irmãos.

    • Luis Plinio Santos says:

      Caro Alexandre, de fato percebemos que Maringá possui um ar muito puro e agradável. Provavelmente se deve ao fato de ser uma cidade com intensa arborização nas ruas. Percebe-se também muita simpatia no convívio com as pessoas. Por favor, não deixe de nos fazer uma visita! Temos Missas todos os domingos às 17h. Se quiser, pode vim também para assistir ao Presépio. Abraços!

  4. Alexandro Guimarães says:

    Olá,
    Essa matéria já foi publicada na Gazeta Maringá? É a melhor sobre a cidade que já li!
    Att. Alex

Faça um Comentário!