Cursos de Férias

O caro leitor já conhece o Curso de Férias, realizado pelos Arautos do Evangelho?

Quando ouvimos falar em “Curso”, imediatamente nos vem a ideia de pessoas sentadas em uma sala de aula, ouvindo a explicação de um professor com giz e quadro negro. A ideia não está errada, porque normalmente é isso o que acontece. Como então associar duas palavras aparentemente tão contraditórias? Fazer um curso nas férias? Como é isso?

Para os Arautos, o que acontece é um pouco diferente. De tal maneira que,chegado o período das férias escolares, todos possuem apenas uma expectativa: participar do Curso de Férias!

Com a participação de centenas de jovens do Brasil e do mundo, o Curso de Férias é realizado no Seminário Maior dos Arautos, localizado em Caieiras (SP), com exposições de temas da Doutrina Católica – como a vida dos santos, grandes fatos da história, Teologia, liturgia – além de temas culturais, apresentações e exposições sobre arte e música.

O grande diferencial das conferências é o método pedagógico inspirado nas famosas exposições dos membros da L’Université des Annales, centro de estudos ativo no início do século XX, ao qual eram convidadas as notabilidades da literatura francesa, em geral mestres da Academia Francesa de Letras. Estes conferencistas, acadêmicos e historiadores, não se limitavam ao uso da palavra ou da escrita, mas contratavam atores renomados da Comedie Française, com indumentária de época, para ilustrar os fatos que narravam; tendo como fundo musical peças do período tratado, executadas por coro e orquestra.

Os Arautos do Evangelho adaptaram este método para a mentalidade dos jovens da chamada “geração da imagem” e têm obtido o êxito de um público atento, entendedor e, o que é melhor, muito admirativo. Há um provérbio que diz: “Quem admira, torna-se semelhante”.

Deste modo, os Arautos conferencistas utilizam-se de variados e vivos recursos como o teatro, debates, projeções de imagens e vídeos ilustrativos, música executada ao vivo por coro e orquestra dos Arautos, perguntas aos assistentes que assim passam a participantes da exposição ou até dos teatros, tudo isso mesclado num mesmo evento. Os cenários, músicas, enredos e os figurinos são preparados com meses de antecedência pelos generosos residentes do Seminário Maior dos Arautos.

É uma maneira de fazer com que o jovem de hoje, por vezes tão pouco adaptado aos moldes atuais da educação formal, tenha interesse e entenda de maneira agradável e atraente os elevadíssimos temas da Santa Igreja Católica, da História e Cultura da Humanidade. Trazemos aqui ao leitor algumas fotos para que possa contemplar esta maravilha que é o Curso de Férias.

Ficaremos contentes em conhecer as impressões do leitor em relação às fotos, vídeos e à explicação dada sobre o Curso de Férias. Faça seu comentário no local apropriado abaixo.

Salve Maria!

Veja também:

Curso de Férias – Site Principal

Curso de Férias – TV Arautos

Curso de Férias – Blog Thabor

4 Responses to Cursos de Férias

Faça um Comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: