By

O Domingo de Ramos, portal de entrada da Semana Santa.

 Na Liturgia do Domingo de Ramos, “a Igreja comemora, ao mesmo tempo, as alegrias da entrada triunfal de Nosso Senhor Jesus Cristo em Jerusalém e o início de sua Via Sacra, com a proclamação da Paixão no Evangelho da Missa”.(1) A partir do Domingo de Ramos, todas as celebrações nos convidam a contemplar os acontecimentos mais importantes da nossa Redenção.

 Jesus entra triunfalmente em Jerusalém e é aclamado como Rei: “Bendito o Rei, que vem em nome do Senhor!” (cf. Lc 19,38). Mas… estas mesmas pessoas em pouquíssimo tempo já estariam pedindo a sua condenação à morte na cruz.

 Quando alguns fariseus tentaram impedir que Jesus fosse reverenciado, louvado como Rei, o Mestre os repreendeu duramente, dizendo: “Se eles se calaram, as pedras gritarão” (cf Lc19,40). Ora, se até as pedras poderiam gritar para louvar o nosso Deus, como é possível que fiquemos indiferentes diante de Jesus que passa por nós? Iremos adorá-LO em nosso coração, ou seremos frios e recusaremos a intensidade do Amor que Ele demonstra por nós, a ponto de derramar até a última gota de seu Sangue Divino?

Na celebração do Domingo de Ramos do ano passado, o Papa Bento XVI recordou aos fiéis, em sua maioria jovens, presentes na Praça de S. Pedro, que “somos chamados a seguir o nosso Rei que escolhe a cruz como trono; somos chamados a seguir um Messias que não nos garante uma felicidade terrena fácil, mas a felicidade do céu, a bem-aventurança de Deus. Por isso, devemos perguntar-nos: Quais são as nossas reais expectativas? Quais são os desejos mais profundos que nos animaram a vir aqui, hoje, celebrar o Domingo de Ramos e iniciar a Semana Santa?”(2)

Procuremos, portanto, viver intensamente a Semana Santa que começa, já a partir da celebração do Domingo de Ramos.

Procure saber os horários e a programação da Semana Santa em sua Paróquia e participe com fervor!

 

Os Arautos do Evangelho celebrarão a Missa do Domingo de Ramos, a partir das 17h, neste Domingo, 24/03, na Capela São Francisco de Assis, que pertence à Paróquia N.Senhora de Guadalupe, em Maringá.

 Maiores informações, na Comunidade dos Arautos, pelo fone 3028-6596.

 TODOS ESTÃO CONVIDADOS!

 

1) Monsenhor João Clá Dias. O inédito sobre os Evangelhos. Vaticano/S. Paulo: Libreria Editrice Vaticana/Instituo Lumen Sapientiae, 2012. Página 255.
2)Disponível em: http://www.arautos.org/noticias/35402/Ao-dom-do-amor-de-Deus-temos-que-responder-com-o-dom-de-nos-mesmos–convida-o-Papa-no-Domingo-de-Ramos.

Faça um Comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: