By

Algumas atividades recentes…

Queremos expor neste artigo algumas das últimas atividades em que os Arautos tiveram a honra imensa de participar. Graças às bênçãos de Deus, nosso Senhor, e da Santíssima Virgem, que cumularam de graças e bênçãos esse apostolado, podemos citar as seguintes:

1) Santa Missa em Cruzeiro do Sul

2) Apresentação musical no Parque de exposição

3) Terço na Praça – 13 de Maio

Santa Missa em Cruzeiro do Sul

No final de semana dos dias 27 e 28 de abril, os Arautos realizaram uma viagem muito interessante a uma pitoresca cidade, cujo nome está ligado à Fé do brasileiro. Possui ela o nome da bela constelação que só aparece no Céu do hemisfério sul e, assim, da América latina, simbolizando a Fé destes povos: o Cruzeiro do Sul.

Os Arautos foram convidados a animar uma Celebração Eucarística, através do coro, da música instrumental e do cerimonial litúrgico. Para os cristãos, a música é uma maneira de louvor ao Deus Onipotente e Eterno. E não há ocasião melhor para isso do que o Santo Sacrifício do Calvário: a Santa Missa. É o que nos diz o salmo: Aclamai o Senhor, ó terra inteira, servi ao Senhor com alegria, ide a Ele cantando jubilosos! (Sl 99, 2). Foi o que aconteceu em Cruzeiro do Sul, quando nosso bom amigo, o Pe. Antonio Carlos da Silva, pároco da Paróquia São Judas Tadeu, nos convidou para esta honrosa missão, que já se tem tornado parte da vida dos Arautos. 

A igreja, devidamente ornada para o culto divino, estava repleta e aproximadamente 700 fiéis aguardavam com expectativa o início da Celebração. Sob os olhares curiosos dos presentes, os Arautos deram início ao cortejo litúrgico com os toques dos trompetes e a marcha de entrada. Deu-se, então, início à Santa Missa, celebrada pelos Revmos. Pe. Antonio Carlos da Silva e Pe. Roberto Takeshi Kiyota, EP.

 Após o cortejo final, os Arautos saíram do templo em procissão pelas ruas da cidade de Cruzeiro do Sul, com o toque marcial da banda sinfônica. As conhecidas “tocatas” são uma maneira de levar o Cristo também aos que talvez não se encontrem no caminho da virtude e da inocência. Esse é o aspecto da Igreja missionária, que se preocupa com os que estão afastados e longe do caminho de Deus. Agradecemos ao querido Pe. Antonio Carlos pela fraternal acolhida e esperamos ter a oportunidade de rever os amigos de Cruzeiro do Sul em breve!

Apresentação musical no Parque de exposição

Quando se vai adentrando no mês de maio, todos os maringaenses tem o coração tomado de uma enorme alegria: é o aniversário de nossa querida cidade, acompanhada pelas costumeiras festas e comemorações, no ParqueInternacionaldeExposições Francisco Feio Ribeiro.

Além dos atrativos que são próprios a este local, procura-se ali também dar oportunidade para grupos culturais realizarem apresentações, com o objetivo de enriquecer as festividades do aniversário do município.

Nesse sentido, na última sexta-feira, dia 10, os Arautos tiveram o júbilo enorme de poderem realizar ali uma apresentação musical. Estava presente a banda sinfônica, composta por instrumentos de sopro, ou seja, instrumentos de madeira e de metal. Além disso, a percurssão oferece para as músicas eruditas uma marcante presença de ritmo, mantendo a cadência da música. A tocata ocorreu no pavilhão azul, a pedido da Sociedade Rural de Maringá (SRM).

Além das belas melodias que foram apresentadas, a diversidade dos instrumentos inspiram uma importante lição: apesar de terem características diferentes, cada um deles possui uma função na composição. Uns são responsáveis pela melodia, outros pela harmonia, tudo seguindo um ritmo e uma cadência. Alguns são graves, outros agudos. Apresentam também timbres totalmente distintos. Todavia, harmonizam-se produzindo uma bela canção para a Cidade Canção.

Assim também acontece na sociedade: todos somos diferentes, não é mesmo? Possuimos qualidades próprias, pensamentos exclusivos. No convívio diário, podemos perceber: como os homens são únicos! Entretanto, todos podem se harmonizar, desde que tenham em vista o seu fim último, que é o Céu, onde Deus os esperam com um infinito afeto e bem-querença, por toda a eternidade.

Portanto, com o auxílio de nossa querida Mãe celeste, amemos a Deus de toda nossa alma e de todo o nosso coração, refletido em nossos irmãos, para um dia o contemplarmos nos Céu, pelos séculos dos séculos. Amém!

Terço na Praça

Além das festividades do aniversário de Maringá, também vem ao nosso espírito uma importante recordação e para todos os católicos: é o mês das mães! E, sobretudo, o mês da Mãe das mães.

No Dia 13 de maio, comemoramos Nossa Senhora de Fátima. Trata-se de uma data tão significativa para nós, que nosso querido Papa Francisco consagrou o seu pontificado à Ela. Assim, em união com o Sumo Pontífice, a arquidiocese de Maringá realizou – pelo 10º ano consecutivo – o “Terço na Praça”, evento muito conhecido em toda a cidade, com a finalidade de homenagear e coroar a Santíssima Virgem como Mãe e Senhora de todos os maringaenses, além de ser uma atividade muito relevante sob o ponto de vista da Evangelização!

No período da tarde já estava a Praça Raposo Tavares repleta de fiéis devotos, ansiosos por homenagear à Santíssima Virgem no Terço. O sol resplandecia no firmamento, lembrando a aparição daquela que, há 96 anos, mais luminosa e brilhante que o sol, apareceu a Francisco, Jacinta e Lúcia, pedindo ao videntes a recitação diária do Rosário, para a conversão mundo e a conversão dos pecadores.

Finalmente, às 18h, iniciou-se o evento, presidido pelo Revmo. Pes. Bruno Elizeu Versari, Vigário geral da arquidiocese, representando o Arcebispo, Dom Anuar Battisti – e pelo Revmo. Pe. Emerson de Carvalho, assessor da Comissão do Anúncio da Arquidiocese. Os presentes esperavam com muito entusiasmo, representado pela chama das velas, a solene entrada de Nossa Senhora, para o início da oração. A imagem do Sapiencial e Imaculado Coração de Maria de Nossa Senhora de Fátima entrou em cortejo, acompanhada dos Arautos.

A praça talvez nunca estivesse tão iluminada. Não somente com uma luz natural, causada pelo brilho das velas e da iluminação da praça. Pois havia, sobretudo, uma luz sobrenatural, vinda do olhar santíssimo e imaculado de Nossa Senhora, como que com as mãos estendidas para ajudar seus filhos necessidades. Como Mãe terna e cuidadosa, estava Ela pronta para ouvir os pedidos dos devotos. Iniciou-se, então, o terço colocando-se as intenções dos presentes, seguido com a recitação dos mistérios.

Como a Igreja Católica é eminentemente apostólica, foi rezado o Terço missionário, em que cada mistério é dedicado especialmente a um continente: começando pela África, América, Europa, Oceania e encerrando-se com a Ásia.

No fim do Terço, a imagem da Virgem foi esplendidamente coroada, representando sua coroação pela Santíssima Trindade no Céu, após sua gloriosa assunção. Não se trata de uma mera representação, ou uma simples encenação. Não! Quando a coroamos, colocamos a Ela no centro de nossas vidas, consagrando-nos livre e inteiramente ao seu santo serviço. O povo de Deus cantava com força e energia a Consagração a Nossa Senhora, tão conhecida de todos.

Foi um dia intenso. Depois do magnífico terço, histórico para os fiéis, novamente a tranquilidade tomou conta da praça, agora cheia de bênçãos vindas do Céu, depois da recitação do santo Terço.

Parabéns à Comissão do Anúncio por mais esta realização do Terço na Praça!

Peçamos a Ela, Nossa Senhora da Glória, padroeira de nossa querida cidade, que faça os nossos corações semelhantes ao Coração do seu Divino Filho. Lembramos que em Fátima, Ela pediu a nós que recitássemos pelo menos o Terço, todos os dias. Mais do que em um dia 13 de Maio, poderíamos nós dar um presente a Ela, não é verdade?

Até a próxima!

One Response to Algumas atividades recentes…

Faça um Comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: