By

"Hoje nos encontramos numa situação pior do que a daqueles tempos"

Mons João Clá“O Espírito do Senhor encheu todo o universo; ele mantem unidas todas as coisas e conhece todas as línguas, Aleluia”! – (Sb 1, 7)

Mons. João Sconamiglio Clá Dias, EP

Introdução:

Durante três anos Nosso Senhor, havia preparado os Apóstolos e discípulos, para a grande Missão de difundir o Evangelho pelo mundo. Imaginemos o maior e mais ilustre dos professores, o mais sábio e capaz dos mestres que a história tenha conhecido, não se compararia com Jesus Cristo, pois Ele além de ser o Mestre dos mestres, é acima de tudo Deus, a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade, o Verbo de Deus encarnado, o Homem-Deus, ele é a própria Sabedoria Encarnada.

O Divino Mestre tinha lhes dado a doutrina, o poder de perdoar os pecados, o poder de fazer milagres; tinham, portanto, todos os elementos para desempenhar a grandiosa missão, porém, sentiam-se inseguros, pois não se julgavam proporcionados para tal. Então, esperavam o auxílio especial que lhe havia sido prometido por Nosso Senhor: “recebereis a força do Espírito Santo, que descerá em vós e dareis testemunho de mim até os confins da terra! (At 1,8). Temos, então, reunidos diante de nossos olhos, recolhidos em oração no Cenáculo, a Virgem Maria, Santa Mãe de Deus, os 12 Apóstolos, mais de 120 discípulos à espera do Consolador por excelência, dispensador dos dons celestes.

Quando se completaram os dias do Pentecostes, estavam todos juntos no mesmo lugar; e de repente, veio do céu um estrondo, como de vento que soprava impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam.

Apareceram-lhes repartidas umas como que línguas de fogo, que pousaram sobre cada um deles. Foram todos cheios do Espírito Santo e começaram a falar várias línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem. (At. 2, 1-4)

Esta vinda do Espírito Santo, trouxe para a Igreja um acontecimento extraordinário. Veio dar fortaleza à Igreja de Cristo para vencer os obstáculos pelos quais teria que passar: Os Apóstolos teriam que enfrentar a morte, teriam que enfrentar o respeito humano, teriam que dar testemunho de Jesus Cristo em meio as maiores perseguições, as maiores repulsas, sofrer horrores de toda a ordem e por isso, precisavam de forças.

Enviai o vosso Espírito Criador!

O mundo moderno se encontra numa decadencia espantosa. Os homens parecem estar surdos à voz do Espírito Santo e se afundam cada vez mais no pecado e no esquecimento de Deus; vemos quanta maldade, violências e horrores de toda ordem fazendo progressos assustadores. Bastaria que Nosso Senhor, a rogos de Maria Santíssima, enviasse o Espírito da Verdade e do Amor sobre a Terra para que seja revertida essa situação e infligida a derrota completa ao inferno.

Por isso a Igreja, na pessoa de seus fiéis, reza há vinte séculos a súplica do salmista:

“Enviai o vosso Espírito criador e renovareis a face da terra”

Que maravilhas poderiam ainda vir, depois desse acontecimento? Se da primeira vinda nasceram tantas belezas da cultura e da civilização e, sobretudo, tantos milagres da graça – como testemunha a longa coorte de mártires, confessores, doutores e virgens que já gozam na eternidade – o que aconteceria se houvesse um novo sopro do Paráclito sobre a terra?

É por isso que devemos implorar, insistir para que o Divino Espírito Santo restaure a Ordem e renove a face da terra, ao encerrarmos esta meditação em reparação ao Imaculado Coração de Maria.

Oração Final

Oh! Rainha dos Apóstolos, Rainha da Paz, nossa Mãe celeste todo feita de amor a Deus, contemplamos o papel fundamental que tivesteis neste mistério de Pentecostes, enquanto Medianeira que obteve de Deus a vinda da Terceira Pessoa da Santíssima Trindade; tão magnífica que transformou inteiramente os Apóstolos, os discípulos e deu início a Santa Igreja Católica. Contudo, Senhora, hoje nos encontramos numa situação pior do que a daqueles tempos; tudo quanto pedis sois atendida, pedi também agora, como Esposa do Divino Espírito Santo que Ele venha e converta a humanidade tão pecadora e assim podermos cantar e proclamar cheios de júbilo, o cântico de Vosso triunfo: Vosso Coração Imaculado triunfou!

Assim seja!

(Texto sem revisão do autor)
Acesse completo em :

Mons. João Clá Dias (www.joaocladias.org.br)

Faça um Comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: