By

O glorioso santo – pai adotivo de Nosso Senhor Jesus Cristo: São José!

Ao analisarmos as épocas litúrgicas ao longo do ano, constatamos como cada uma delas é marcada por graças características que as constituem.

Dentre essas, tomemos, por exemplo, o período da Quaresma, momento no qual somos convidados a dar ao menos algum passo rumo à perfeição, partindo tal empenho de um bom propósito.

Há aqueles que oferecem um pequeno jejum; há outros que apresentam um boa disposição para a abstinência; muitos se destacam pela mortificação… Entretanto, poucos são os que se dispõem a jugular seus “caprichos” e “manias” cujos rótulos bem se podem destacar pelo amor próprio!

.

 Realmente, não é fácil! Quando menos esperamos, lá vai uma atitude de indignação que parte de nosso interior, rapidamente, ao nos sentirmos lesados em algo que a nós se refere. Levantamos suspeitas imprecisas… Fazemos juízos precipitados… Sancionamos sentenças equivocadas!

.

 Situação inteiramente oposta vemos na pessoa dos Santos! Bem-aventurados que em meio às mais terríveis provas e angustias, galgaram a montanha tão escarpada do auto-controle, e isso com tamanha calma e serenidade a ponto de nos deixar pasmos.

E como exemplo príncipe desses paradigmas celestes, desponta como merecedor de “protodulia” (em grego, temos protos que significa “primeiro” e dulia submissão, dependência, servidão) o patriarca da fé, esposo castíssimo de Maria e a quem o próprio Cristo outorgou o título de pai adotivo: o Glorioso São José!

.

.

 Nas palavras de São Pio X (Oração a São José), eis que ele se nos apresenta como poderoso protetor, capaz de conduzir-nos “à paz, moderação e paciência, sem nunca recuar perante o cansaço e as dificuldades”.

.

Peçamos a ele, especialmente neste mês de março, a quem nunca recuou diante quaisquer perplexidades, que nos auxilie em nossa lida diária, impedindo-nos recuar ante os obstáculos de nosso crescimento espiritual; mas que inspirados e movidos por seus atos, saibamos trilhar a passos largos e generosos a via da santificação!

.

.

Oração a São José para antes do trabalho (São Pio X)(1)

Glorioso São José, modelo de todos os que se dedicam ao trabalho, obtende-me a graça de trabalhar com espírito de penitência para expiação de meus numerosos pecados;

de trabalhar com consciência, pondo o culto do dever acima de minhas inclinações; de trabalhar com recolhimento e alegria, olhando como uma honra empregar e desenvolver pelo trabalho os dons recebidos de Deus;

de trabalhar com ordem, paz, moderação e paciência, sem nunca recuar perante o cansaço e as dificuldades;de trabalhar sobretudo com pureza de intenção e com desapego de mim mesmo, tendo sempre diante dos olhos a morte e a conta que deverei dar do tempo perdido, dos talentos inutilizados, do bem omitido e da vã complacência nos sucessos, tão funesta à obra de Deus!

Tudo por Jesus, tudo por Maria, tudo à vossa imitação, ó Patriarca São José! Tal será a minha divisa na vida e na morte. Amém

1)Fonte: http://www.arautos.org/artigo/124/Oracao-a-Sao-Jose-para-antes-do-trabalho–Sao-Pio-X-

One Response to O glorioso santo – pai adotivo de Nosso Senhor Jesus Cristo: São José!

  1. Leopoldo José Ribeiro Remigio Rezende says:

    Fenomenal!

Faça um Comentário!

%d blogueiros gostam disto: