By

A exaltação da Santa Cruz

Eis uns dos maiores mistérios de nossa fé: a Redenção de Nosso Senhor Jesus Cristo. Mediante sua Paixão e Morte na Cruz. As portas do Céu que se fecharam com o pecado de Adão e Eva, foram abertas com a vinda do Salvador.  E qual foi a via que Jesus abraçou para nos salvar? Justamente aquela que causa espanto: a morte na Cruz!

Crucifixo da Basílica Nossa Senhora do Rosário, localizada no Seminário dos Arautos do Evangelho

Por isto São Paulo, em sua carta aos Gálatas, assim se manifesta: “Cristo resgatou-nos da maldição da Lei, fazendo-se maldição por nós, pois está escrito: Maldito todo aquele que é suspenso no madeiro. Assim, a bênção de Abraão se estendeu aos pagãos em Cristo Jesus e pela fé recebemos a promessa do Espírito”.

A esta Cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo, Mons. João Clá Dias comenta: “Devemos adorar a Cruz com a mesma latria que tributamos ao Homem-Deus, tanto por ser imagem d´Ele quanto por ter sido tocada por seus membros divinos e inundada por seu Sangue”.

E continua: “A Cruz é a via da glória. Com quanta razão se diz: “Per crucem ad lucem – É pela cruz que se chega à luz”. E é este o princípio que a Liturgia de hoje oferece para nosso benefício espiritual: se queremos atingir a santidade, nada é tão central quanto saber sofrer […] De fato, o momento decisivo de nossa perseverança não é aquele em que a graça sensível nos toca e damos passos vigorosos na virtude, mas, sim, a hora da provação, quando as tentações nos assaltam e experimentamos nossa debilidade […] Nessa hora, devemos resistir abraçados à cruz, certos de que nela se encontra nossa única esperança: “Ave Crux, spes única!”

Peçamos a Nossa Senhora das Dores que nos conceda um amor radical à Cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo e que, abraçados a ela, tenhamos a segurança de nossa salvação, santificação e glória eterna.

“Só tu, ó Cruz, mereceste

suster o preço do mundo

e preparar para o náufrago

um porto, em mar tão profundo.

Quis o Cordeiro imolado

banhar-te em sangue fecundo.”

 Trecho do Hino da Sexta-feira Santa, Hora Laudes

______________________________________

¹ Mons. João S. Clá Dias, EP. Festa da Exaltação da Santa Cruz – A Cruz nos abriu as portas do Céu. In: _____. O inédito sobre os Evangelhos. v. VII, Coedição internacional de Città del Vaticano: Libreria Editrice Vaticana, São Paulo: Instituto Lumen Sapientiae, 2013, p. 201-202.

One Response to A exaltação da Santa Cruz

  1. Ma. Marta Chambón,una humilde hna conversa del Monasterio de la Visitación,entró a los 18años ,dos años más tarde un 2 de agosto de 1864,hizo su profesión religiosa.El Padre Eterno,le concede un profundo conocimiento de las Llagas de Jesús,para su bien personal,y como servirse de los méritos de las Llagas de Jesucristo,para la salvación del mundo entero.Como decía en 1924 Dominique Castellán,entonces Arzobispo de Chambéry,” ojalá que el mal de la sociedad moderna encuentre remedio en las Llagas del Salvador.
    Existe un librito titulado las Llagas del Señor ,está en varios idiomas.

Faça um Comentário!