By

Para além das estrelas visíveis: o mundo angélico

É próprio, ao lançarmos o olhar nas vastidões dos céus, numa noite escura e longe da poluição, encantarmo-nos com o firmamento, repleto de estrelas que cintilam maravilhosamente. Estes cristais reluzentes parecem querer conversar conosco, desejosos de nos dizer algo. Caberia perguntar: o que nos diria esta multidão de estrelas?

Estrelas

Eis a indagação, acompanhada de luminosa resposta, com base no Magistério infalível da Igreja, que nos trazem os Professores do Instituto Teológico São Tomás de Aquino e do Instituto Filosófico Aristotélico-Tomista¹:

“Conta-se que em tempos idos houve quem pensasse serem as estrelas orifícios feitos pelos Anjos no negro manto da abóboda celeste para observarem a vida dos homens sobre a Terra. Segundo essa crença infantil, os seres angélicos habitavam um mundo de luz, desconhecido e mítico, cujo fulgor nos era permitido ver, ainda que em esparsas centelhas. Como é fácil constatar, a crença é tão feita de beleza quanto de fantasia.
Contudo, se colocarmos os óculos benditos da doutrina católica, perceberemos algo de verdadeiro nessa imaginação infantil: as estrelas materiais simbolizam outras estrelas espirituais de perfeição incomparável: os Anjos. Por detrás das estrelas visíveis existe de fato um mundo superior invisível e real ao qual elas reportam: o mundo angélico”.[grifos nossos]

Um mundo composto por criaturas tão largamente mais poderosas, inteligentes, perfeitas, belas, em suma, forçado a usar um pleonasmo, tão mais angélicas que nós!

Para se ter ideia do poder destes seres espirituais, o último dos anjos da guarda, com a permissão de Deus, seria capaz de destruir todo o orbe sem nenhum esforço. Sábio aquele que procura ter como amigo seres de tal potência, pois pedindo seu auxilio, o que podemos temer?

Deste esplêndido poder, Deus faz uso para as mais diversas funções, entre elas a de governar a natureza, mantendo-a conforme sua vontade e o benefício de sua glória. Exemplo clássico desta ação é o controle sobre os movimentos dos planetas, cometas, asteróides, estrelas, nebulosas, galáxias e demais formações ou corpos celestes, assim como dos variados e muitas vezes belos fenômenos ligados a eles.

O ciclo dos dias e das noites, as estações do ano, as fases da Lua, os eclipses, mesmo as explosões solares, seguem leis e limites tão magistralmente ordenados que podem deslumbrar homens de ciência e de fé. Por quê? Porque esta ordenação cheia de esplendor é obra de Deus e administração dos Anjos. Administração que eles oferecem ao Criador a título de glória.

Desse modo, se os Anjos não observam os homens de dentro das estrelas, pelo menos nós, homens, podemos conhecê-los e contemplar seu poder e perfeição através delas.

——————————————-
¹ Arráiz, Pe. Pedro Rafael Morazzani (Org.). A criação e os Anjos. São Paulo: Instituto Lumen Sapientiae, 2015, p. 145.

Para saber mais sobre os Anjos, sugerimos ao leitor acompanhar os programas “Sob a Proteção dos Anjos” na TV Arautos, clicando no link abaixo

http://www.arautos.org/tv/interna/id/7597/title/Sob+a+Prote%C3%A7%C3%A3o+dos+Anjos+.html

12 Responses to Para além das estrelas visíveis: o mundo angélico

  1. Ritai Paiva says:

    Prezado Dr Adilson, o sr. mesmo com todos afazeres ainda consegue tempo para escrever artigos celestiais, deixando-nos nas nuvens, que Deus lhe pague! Nós estamos tomando desta fonte. São um refrigerio depois de um dia de trabalho. Tem gente que procura outras marcas e acaba caindo, mas com um refrigerio deste voamos “as estrelas”. Vou dizer isto a meus colegas.

    • Adilson Costa da Costa says:

      Caríssima Ritai, agradeço o incentivo ao blog e especialmente sua disposição em divulgá-lo, pois temos um tesouro imenso que podemos recolher no Magistério infalível da Igreja, e quanto mais nele procuramos suas “estrelas”, mais somos iluminados no amor e numa piedade refletida a Nosso Senhor.

  2. Sedemreh Mohameds says:

    Que artigo legal dando vce tirou é explendido todo o artigo!

    • Adilson Costa da Costa says:

      Caríssimo amigo, este artigo surgiu de uma inspiração a partir da leitura de um excelente livro recentemente publicado pelos Arautos: “A Criação e os Anjos”, volume 3 da Coleção Conheça a sua fé. Na realidade, tantas são as maravilhas da Doutrina Católica que, se prestarmos atenção, poderemos colher frutos preciosíssimos dos ensinamentos de Nosso Senhor. Que Ele, pelos rogos de sua Mãe, nos obtenha sempre estas graças, para todos nós.

  3. Retsuco Tang says:

    Olá venho acompanhando a um certo tempo esse blog o qual gosto muito, por ser bem teológico e dentro da doutrina católica tradicional, aquela que aprendemos de nossos pais, só que já faz um certo tempo que não vejo posts de atividades dos Arautos, trabalho com jovens, visitas a hospitais, apresentações musicais e outras coisas mais, que inclusive tem em outros blogs dos arautos, por acaso aí está com as atividades reduzidas?

    • Adilson Costa da Costa says:

      Caríssimo Retsuco Tang, que bom que você tem acompanhado o blog e lhe agradado, pelas razões mesmas que indica. Aliás, tudo se procura estar ligado ao tesouro da Santa Igreja, portanto a Nosso Senhor. De fato não temos postado com frequência as atividades de evangelização do Arautos, e isto, justamente, porque elas aumentaram e nos tem faltado braços para dar publicidade delas no blog. Reze para que possamos também a isto atender. Continue nos acompanhando.

      • Retsuco Tang says:

        Carissimo Pe. Adilson, obrigado pela resposta, agora se tá tendo tanta dificuldade assim com a falta de braços, lanço aqui uma idéia porque não colocar no blog a sessão de ajuda, aí vira não só braços mas pernas também e o melhor ainda cabeças e mãos para ajudar essa obra caminhar mais. Um grande abraço!

        • Adilson Costa da Costa says:

          Caríssimo Retsuco, obrigado pela ideia. Quanto ao Sacerdócio nos Arautos, de fato, muitos deles estão a caminho desta via bendida. Caso se sinta inspirado, reza por tais Arautos. De seu irmão Adilson, um grande abraço.

  4. anselmo antonio loretto ribeiro says:

    Muito boa matéria, gostaria de receber mais destas matérias. Obrigado.

    • Adilson Costa da Costa says:

      Caríssimo Anselmo, é com alegria que procuraremos atender a sua solicitação. Reze nesta intenção, para que possamos ir sempre colhendo as pedras preciosas do tesouro da Doutrina da Santa Igreja.

  5. Antonio Luis says:

    Muito bom o site! Continuem assim! Viva Nossa Senhora!

    • Adilson Costa da Costa says:

      Caríssimo Antonio, muito obrigado pela manifestação de entusiasmo e estímulo. E como dissestes:
      Viva Nossa Senhora!

Faça um Comentário!