Tocatas de Natal

O caro leitor conhece as tocatas de Natal dos Arautos do Evangelho?

Certamente, andando pelas ruas de Maringá, ou passeando junto ao comércio, ouviu um som diferente e foi tomado por uma reação de surpresa e curiosidade, seguida da amena e alegre conclusão: são músicas de Natal! Que bonito! Sente-se uma suave e inocente saudade… Mas quem estaria tocando estas maravilhosas e antigas melodias?

Muitas pessoas, movidas por esses sentimentos, quiseram buscar resposta à tal e assim conheceram os Arautos, com seus instrumentos, música e seu sacral hábito religioso. São as Tocatas de Natal.

Talvez muitos não saibam, mas esta popular e característica atividade dos Arautos do Evangelho nasceu em Maringá. Isto mesmo! E assim era de se esperar, pois aquela que é a “Cidade Canção”, bem poderia ser o berço de uma nova modalidade de apresentação musical itinerante.

Aqui nasceram, no Natal de 2006, as Tocatas dos Arautos, que há sete anos percorrem as ruas, residências, estabelecimentos beneficentes e comerciais, levando a mensagem da alegria e esperança do Natal. É por isso que nossa cidade poderia, talvez, ser chamada também de a “Cidade Tocata”.

As melodias natalinas, suaves e cheias de vida, remetem o homem de hoje, colhido de surpresa em seu próprio ambiente e muitas vezes imerso em tantos problemas e preocupações, a esferas mais altas da cultura, da arte, do pensamento e até mesmo da Fé.

Estas músicas nos lembram, em meio às comemorações de fim de ano, que estas festas têm um “dono”, um aniversariante infinitamente ilustre, mas que é uma pequena criança: o doce Menino Jesus!

Ele estará à sua espera nas próximas Tocatas Natalinas. Caro leitor, as Tocatas já começaram!

Veja também:

Presépio Som, Luz e Movimento

Apresentações musicais

Atividades

Quem somos

Contato

Pedido de Orações

7 Responses to Tocatas de Natal

  1. Padre Adão! says:

    Muito bem arautos, como eu queria reencontrar com voces,
    Mande um abraço ao meu amigo Edvaldo para o Vitor e toda comunidade. Conheci eles há muitos anos atraz quando passaram em missão na minha cidade.
    Pe. Adão de Araputanga-MT

    • Adilson Costa da Costa says:

      Caríssimo e estimado Padre Adão, que alegria termos “nos encontrado” por estas páginas do blog. Temos boas recordações do nosso animado Sacerdote que nos acolheu com tanta atenção e carinho. Quem sabe um dia nos encontraremos, seja em Missão pelo MT ou, quiçá, o Padre nos dá a bela surpresa de uma visitinha aqui em Maringá. Um forte abraço dos amigos Edvaldo e Vitor. Salve Maria. Edvaldo e Vitor (estamos aqui matando as saudades da “Casa Paterna”, para logo partirmos em outras missões).

  2. Luiz Bomnus says:

    Assisti a todas, quem nunca viu tem que ver, quem já viu vale a pena ver de novo. Aprovo e recomendo. É muito bonito, igual a este site que esta mto bonito.

  3. Sonia Castro says:

    Que manera tan linda de llevar alegría a tantas personas en diferentes lugares ,que están necesitadas de calor humano ,e ir preparando nuestro corazón, para recibir la Natividad de Nuestro Señor Jesús.

  4. Gustavo Costa says:

    Arautos é show de bola, adoro te ver nas ruas, nos shoopings, e também nas Igrejas. Não há fronteiras para quem ama a Jesus. Um abraço a todos, especialmente ao Maestro e ao Blogueiro.

  5. Néstor Naranjo Pizano says:

    Excelente, como siempre!!!. Felicitaciones por esa hermosa iniciativa que “enche” de alegría los corazones de los buenos católicos, y que nos da una visión fabulosa de la Navidad. Un abrazo desde Toledo, España.

  6. Ana Regina says:

    Salve Maria!!! É bem verdadeiro esta matéria sobre as Tocatas de Natal. Me lembro indo ao shopping com meu filho Nícolas ainda muito pequeno (hoje está com 11 anos) para ver Papai Noel e tinha a alegria de ouvi-los …e me sentia em estado de Graça que nem sabia explicar tamanha emoção. É muuuitoo lindo!!!

Faça um Comentário!