By

Pitangueiras: “sob o impulso da graça de Deus”.

A simpática Pitangueiras, distando 418 Km de Curitiba e 65 Km de Maringá, localizada neste norte do Paraná construído por pioneiros e desbravadores, está em festa. Pitangueira 50 anosNeste dia 17 de fevereiro, a Paróquia de Santo Antônio comemora seus 50 anos. Graças a uma promessa feita pelo Bispo de Londrina, Dom Geraldo Fernandes Bijos, em sua visita em 1962: “se Deus quiser, no começo do ano próximo, criaremos a Paróquia de Santo Antônio, no Distrito de Santo Antonio” (o atual Município de Pitangueiras). (1)

Esta alegria foi solenizada e adquiriu seu mais alto significado, com a celebração eucarística presidida pelo seu bispo diocesano, Dom Celso Antônio Marchiori, Bispo da Diocese de Apucarana, a qual a Paróquia pertence. Concelebrou o atual Pároco, Revmo. Padre Lucas Azzopardi.

A igreja estava repleta de fiéis, que piedosa e entusiasmadamente participavam da Eucaristia. A animação liturgia foi feita com muito brilho e piedade, pelo coral da Paróquia, contando também com a presença do Coral e Banda dos Arautos de Maringá que, com jubilo – sempre abertos e desejosos em atender aos chamados e pedidos também de cidades vizinhas – aceitou ao convite do Pároco, Padre Lucas.

O entusiasmo era geral. Uma das senhoras que fez parte do coral da Paróquia assim comentou: “O Espírito Santo agiu em toda esta celebração e nesta festa, será inesquecível”. O convívio entre as pessoas era marcado pela alegria por todos festejarem o Jubileu com a presença de seu bispo, animadora e cheia de fé.

Momento em que Dom Celso Marchiori e o Pe. Lucas Azzopardi, desvendam a placa em comemoração ao cinquentenário da criação da Paróquia.

Para registrar nas páginas da História o solene acontecimento, o Padre Lucas Azzoparti apresentou “Pitangueiras: 50 anos de Desafios e Fé, Amor e Missão”, em que descreve “com alegria as maravilhas que foram acontecendo e se desenrolando ao longo dos 50 anos sob o impulso da Graça de Deus”.

A respeito desta iniciativa do Padre Lucas, muito sugestiva foi a Apresentação do livro feita pelo Bispo, Dom Celso Marchiori:

Que alegria, celebrar este jubileu áureo, justamente dentro do Ano da Fé e no ano em que acontecerá, no Rio de Janeiro, a Jornada Mundial da Juventude. Aproveitamos destes eventos eclesiais para renovar nossa fé e incentivar os jovens de nossas comunidades para que abram seu coração a Cristo que os chama com grande amor e os envia em Missão”.

(1) AZZOPARDI, Lucas. Pitangueiras: 50 anos de Desafios e Fé, Amor e Missão. Maringá (PR): Unicorpore, Apucarana (PR): Gráfica Diocesana. Editor José J. Previdelli. 2013

Veja as fotos:

Faça um Comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: