By

APAE visita Presépio e Urutau na Comunidade dos Arautos do Evangelho

Nos dias 22, 29 e 30 de outubro, os Arautos do Evangelho tiveram a alegria de receber, em sua comunidade, os alunos da APAE e da Escola de Educação Especial Diogo Zuliani; com o intuito de assistirem à apresentação do Presépio Som, Luz e Movimento.

A APAE é uma associação brasileira, nascida no Rio de Janeiro, fundada em 1954 pela estadunidense Beatrice Bemis, cuja filha era portadora da Síndrome de Down. A Associação de natureza cultural e filantrópica tem a missão de “prestar serviços de assistência social no que se diz respeito à melhoria da qualidade de vida da pessoa portadora de necessidades especiais, conscientizando cada vez mais a sociedade”.

Visita ao Presépio: vivendo as graças do Santo Natal

Logo quando chegaram à Sede dos Arautos, percebia-se nos alunos um vivo interesse em dirigir-se logo ao local do Presépio. Entrando no auditório, ficaram muito curiosos ao constatarem que as belas cortinas vermelhas encontravam-se fechadas. Nesse momento, houve grande expectativa, pois imaginavam que veriam a ium presépio comum, estático, onde as “cortinas vermelhas fechadas” não são muito comuns. Todos se sentaram, e a emoção foi ainda maior quando ouviram os primeiros acordes da trilha sonora. Ao longo da narrativa, tiveram uma atenção única nas cenas da história do nascimento do Menino Jesus e nas peças que se movimentavam junto a um colorido jogo de luzes. Ficaram encantados!

Certamente foi para todos ocasião de muito contentamento; ficaram comovidos com a mensagem de esperança e alegria que o Presépio traz consigo. É justamente este o objetivo do Presépio Som, Luz e Movimento: evangelizar através da arte e da cultura, mostrando os fatos do nascimento do Menino Jesus de uma maneira bela e atraente. São momentos em que esquecemos os problemas e as preocupações que cercam nossas vidas, para contemplarmos a mais bela de todas as histórias, que há dois mil anos comove adultos, jovens e crianças: a história de nossa salvação.

Um interessante morador também quer ser visitado!

Urutau da Casa dos Arautos de Maringá

Após assistirem ao Presépio, seguido de um delicioso lanche, os alunos da APAE quiseram também aproveitar a visita para observar um curioso atrativo da Comunidade dos Arautos do Evangelho, um dos animais raros da riquíssima fauna brasileira. Não se trata de uma bela e esplendorosa ave, em que as asas brancas e reluzentes refletem como um maravilhoso sonho as luzes do sol, ou de um belo passarinho cujo colorido das penas deixa estupefato aquele que o observa. Pelo contrário, trata-se de uma ave muito particular e pitoresca, diríamos quase “pré-histórica”, mas que pode nos ensinar uma interessante lição.

Trata-se do Urutau, ave sui generis que também quis fazer parte da família, vivendo tranquilamente em uma aconchegante árvore do jardim. Apresenta características muito interessantes, como a camuflagem e a estabilidade. Sim, e por isso foi um pouco difícil de encontrá-lo, pois é idêntico ao tronco da árvore em que vive. Durante o dia fica estático, mas à noite sai para a caçada, emitindo um interessante canto, parecido com uma flauta doce que toca os arpejos das escalas musicais, do agudo para o grave. Mas não foi apenas agraciado com esses dotes físicos. Além disso, podemos contemplar no Urutau realidades mais elevadas.

Quando olhamos para o Urutau, percebemos que Deus o criou, sobretudo, para nos ensinar que o valor dos homens não se limita àqueles que possuem o brilho da inteligência, o vigor da saúde, ou ainda aqueles que se destacam pela força física. O Altíssimo criou a todos e a cada um com características próprias, para melhor refletirem Sua grandeza infinita. É como uma grande rosácea que, possuindo enorme variedade de cores, luzes e formas, é mais bela e perfeita que cada pedacinho de vidro em particular. Assim também todos nós: refletimos uma imagem única do Criador, insubstituível, e, portanto, devemos dar todo o valor para as pessoas em que nos dirigimos e convivemos, por mais pequeninos que sejam.

Agradecemos à APAE pela visita, que esta grande amizade continue, e que possamos nos próximos anos continuar o convívio com ainda mais entusiasmo!

16 Responses to APAE visita Presépio e Urutau na Comunidade dos Arautos do Evangelho

  1. Juan Manuel Fangio says:

    Meu nome é Juan Manuel Fangio, estive aí e achei o presépio campeão. O jornal nacional devia mostrar coisas assim e não essas violências que toda hora passa, qual tv foi filmar aí? Gostaria de saber para parabenizá-la. Só faço uma observação que vocês deveriam melhor o estacionamento, pois pelo fato de ir muita gente as vezes temos que estacionar longe e estou querendo levar minha vovó que já está com 98 anos!

    • Adilson Costa da Costa says:

      Caríssimo Juan Manuel, como já ouviu dizer, a união faz a força. A confecção deste presépio som, luz e movimento teve a dedicação de vários Arautos, desde os mais velhos aos mais jovens: gravação e narração da trilha sonora, músicas selecionadas, montagem do presépio, parte mecânica, sistema elétrico e tudo com muito espírito de oração, pois sem a graça de Deus, nada de grandioso se consegue com vistas ao sobrenatural. De fato, quanto a divulgação, quanto mais melhor. E de fato, está havendo uma boa divulgação. Inclusive, das pessoas, como você, que viram o presépio, e com isso vão convidando a outros mais para se beneficiarem desta maravilha. Sobre o estacionamento, estamos rezando a São José para que nos dê uma solução. Pode, no entanto, trazer sua vovó que já está com 98 anos. Facilitaremos sua entrada no estacionamento para uso da comunidade. Venha com tranquilidade e serão recebidos. Basta nos chamar.

  2. Audi Antônio says:

    Parabéns!!! É lindo… muito bom…

  3. Juarez Ferrari says:

    Luis, vou convidar toda minha equipe para ir aí, juntamente com meus tecnicos, eles vão adorar rodar por ai

  4. Ricardo Schumacher says:

    Nossa esse presépio nos ajudar a esquecer um pouco as “zebras” do nosso sia a dia, até parece que estou dando voltas no paraíso

    • Luis Plinio Santos says:

      Caro Ricardo, contemplar as maravilhas da Doutrina Católica é realmente ir ao Paraíso. Faça uma visita ao Presépio, convidando os amigos, parentes e conhecidos.

  5. Mitsu Mitsubish says:

    Vou dar um pit stop nos trabalhos por aqui, e vou correndo hoje mesmo…

  6. Mitsuko Mitsubish says:

    Ouvi falar que vocês tem um padre japonês aí….
    gostaria de assistir uma missa dele, quais são os horários de missa aí?

    • Luis Plinio Santos says:

      O Padre japonês se chama Roberto Takeshi. É o Padre da Comunidade dos Arautos de Maringá. Venha assistir a uma Missa, temos Missas todos os Domingos às 17h. Estão todos convidados!

  7. Juarez Ferrari says:

    Me faz lembrar o evangelho… “deixai vir a mim os pequeninos…” são anjos não acha? Os Arautos cada vez mais me impressionam, vocês foram designados por Jesus para serem a inocência da Igreja… Ore por nós pecadores…

    • Luis Plinio Santos says:

      Caro Juarez, reze para que todos nós possamos ser fiéis ao chamado que recebemos de Deus, pois todo cristão tem a missão e a vocação de ser um outro Cristo. Reze pelos Arautos, e para que o Presépio possa ser um real instrumento de evangelização e de apostolado. Convide os amigos, parente e conhecidos para também assistirem ao Presépio.

  8. WILYANS CUNHA says:

    … de fato pelas fotos nós mais ainda podemos ver a alegria de todos quando visitam o presépio dos arautos e sobre tudo quando há um personagem que discretamente chama atenção do publico com a sua característica de se camuflar com suas penas na ponta de um tronco, e que lugar abençoado que ele conseguiu pois morar na casa dos arautos em Maringá não é para qualquer um não.
    Estou rezando com muito gosto por todos.

    • Luis Plinio Santos says:

      Caro Wilyans, o Urutau é um animal realmente impressionante. Parece um bicho “pré-histórico” mesmo. Quando vier à Comunidade dos Arautos, não deixe de vê-lo. Em relação ao Presépio, convide também outras pessoas para verem essa obra de arte, para que possam se comover com a história do nascimento do Menino Jesus, de um Deus que se fez um Menino inocente e belo para a nossa salvação. Reze por nós.

Faça um Comentário!

%d blogueiros gostam disto: