By

Por que o homem é a obra prima da Criação?

É possível que o caro leitor, depois de um dia fatigante de trabalho, ao entardecer, retornando para o seu lar, tenha em certo ângulo do percurso se deparado com um belo por do sol. Aquele jogo de cores, entre azul e róseo certamente o terá encantado e lhe servido de refrigério psíquico e até, quiçá, espiritual.

Por do sol na Comunidade dos Arautos do Evangelho de Maringá

Ou então, num final de semana repousante, tenha passeado por um jardim zoológico e analisado os diversos animais: ora um pavão, com sua calda prestigiosa, onde o azul prateado e o verde esmeralda se harmonizam esplendidamente, conformidade própria a deixar certos pintores e mestres das artes visuais atônitos com tão curiosa combinação de cores de que a natureza é capaz. Ora um leão, fazendo jus a seu imorredouro título de “rei dos animais”, com seu porte majestoso e calmo, a rugir sonoramente e intimidando as demais criaturas.

Face à variedade aspectos da criação, ficamos muitas vezes admirados. No entanto, caro leitor, você já deve ter formulado a seguinte questão: todas as criaturas, por mais belos reflexos e símbolos que sejam do Criador, comparadas com o homem, são muitíssimo inferiores. Conforme São João Crisóstomo (+404), o grande doutor da Igreja, “é o homem, grande e admirável figura viva, mais precioso aos olhos de Deus do que a criação inteira”. ¹

De onde vem tanta superioridade do homem em relação às demais criaturas visíveis? Por que é o homem “a obra prima da Criação”? ²

A resposta no-la dá o Catecismo: “só o homem é chamado a compartilhar, pelo conhecimento e pelo amor, a vida de Deus. Foi para este fim que o homem foi criado, e aí reside a razão fundamental de sua dignidade”. ³

Sim caro leitor, nós somos criados à imagem e semelhança de Deus e, portanto, capazes de conhecer e amar nosso Criador, enquanto as demais criaturas visíveis não o podem. E esta capacidade de conhecer e amar a Nosso Senhor, guiada pela graça, nos santifica na terra e nos prepara para a felicidade eterna no Céu.

Sagrado Coração de Jesus – Arautos do Evangelho

Por isto mesmo, em seu Diálogo com Deus, a grande doutora da Igreja, Santa Catarina de Sena, com alegria se manifesta: “Qual foi a razão que te levou a colocar o homem em tão sublime dignidade? Certamente o incompreensível amor com que o pensaste e dele te enamoraste! Por amor criaste o homem e lhe deste o ser, desejoso de que saboreasse teu sumo e eterno Bem” 4. Em outros termos, o homem foi criado e chamado para a eterna felicidade, na contemplação de Deus face a face.

E de tal forma o amor de Deus por nós se elevou ao inimaginável que, segundo São João Crisóstomo, Ele atribuiu tanta importância à salvação do homem que nem se quer poupou seu Filho único em nosso favor.5

Assim, caro leitor, quando te vires encantado pelas belezas da criação, lembra-te que o Criador as fez para ti. E que Ele mesmo será a tua recompensa demasiadamente grande, se tu fizeres bom uso das criaturas e viveres na amizade com Deus. Que Nossa Senhora te ajude!

________________________

¹ São João Crisóstomo. Sermão sobre o Gênesis 2, 1.

² Catecismo da Igreja Católica. Tópico n. 343: o mundo visível. 11. ed. São Paulo: Loyola, 2001, p. 100.

³ Catecismo da Igreja Católica. Tópico n. 356: o homem. 11. ed. São Paulo: Loyola, 2001, p. 102

4. O Diálogo, Ed. Paulinas, São Paulo: 2ª. ed., 1984, p. 52.

5. São João Crisóstomo. Idem.

8 Responses to Por que o homem é a obra prima da Criação?

  1. Kathia Rosana Ferreira says:

    Salve Maria! Sr. Adilson
    Lindo e profundo esse texto, se todos os seres humanos pudessem ler e saber interpretar essas tão verdadeiras e sabias palavras que o Sr. nos escreveu, seria de muita valia, mas infelizmente os Homens , na correria do dia-a-dia, na busca da felicidade e busca do conforto individual, e pior, nem pra si próprio e sim para se vangloriar perante a sociedade. Que esta por sua vez, está muito exigente e valorizam muito o “Status”. E com isso se perdem os valores reais das belezas e maravilhas que Deus nos deu.
    Eu sempre admirei a natureza, e sempre converso com o meu Pai, (DEUS) e sempre agradeço a Ele por ter nos dado tanta riqueza e tantas maravilhas. Uma simples borboleta em um galho batendo suas asas, um pássaro voando bem alto cantando e chamando outros, ou mesmo um gavião se equilibrando no ar , aguardando o momento de pegar sua presa, a chuva que nos pega de surpresa, o Sol que arde a nossa pele, o frio que nos deixam mais elegantes e comilões, sem falar em cada animal deste mundo, amo os elefantes, tenho cachorros. Sou capaz de parar no meio da rua e contemplar um ato da natureza em si, por mais simples que seja.
    Mas fico triste Sr. Adilson , é quando vejo tanto lixo espalhados pelas ruas , em cima das gramas e praças, e saber que esse lixo todo é jogado sem culpa e sem preocupação nenhuma, as pessoas nem se dão conta do que estão fazendo. Sem falar do mal trato aos animais que é constante. Estão simplesmente desfazendo e ignorando das belezas que é um presente de Deus para conosco. O Homem se perdeu nas coisas do mundo, estão dando valor as coisas criadas por ele mesmo e se esqueceram que estamos aqui só porque DEUS permitiu, e , o pior de tudo se esqueceram do Amor de DEUS para conosco. Se esqueceram que DEUS nos ama e que só quer a nossa fidelidade, assim como o Sr. disse.
    Sabias palavras Sr. Adilson, sabia e lindas palavras.
    Que Nossa Senhora nos guie.
    Salve Maria.

    • Adilson Costa da Costa says:

      Caríssima Kathia, o ponto de partida para amarmos a Deus está na admiração e encanramento pelo maravilhoso. Ele é a própria Beleza. Assim, devemos de fato cultivar esta admiração e o respeito pelas obras da criação, verdadeiros reflexos do Criador. Que Nossa Senhora, Mãe Admirável, lhe conceda sempre mais este estado de alma admirativo, por onde saibamos saber amar o que é belo e nos prepararmos para a incomparável beleza do Céu.

  2. Cap. José Sotti says:

    Este artigo abriu meus olhos! Sempre considerei que as criaturas não estavam aqui simplesmente por engano, ou somente por uma necessidade prática. Passeando por este artigo tão bem compilado, encontrei a explicação que procurava, em um artigo tão singelo e tão substancioso, ganhei meu dia. Se o sr. permitir vou utiliza-lo na minha tese de doutorado.
    Obrigado.
    Cap. Sotti

    • Adilson Costa da Costa says:

      Caríssimo Cap. José Sotti, o Tesouro da Fé é próprio a nos encantar, tais são as riquezas de ensinamentos de Nosso Senhor Jesus Cristo, da Revelação e do Magistério da Igreja. Eu também posso dizer consigo que ganhei meio dia alegrando-me em ver seu contentamento com esta verdade fundamental: o homem é a obra prima da Criação. Faça o bom uso que quiser do artigo. Espero que lhe sirva em algo. Abraços.

  3. Maria Jandira says:

    Excelente texto para meditar em como somos importantes para Deus e pensar que não devemos nos deixar abater pelas dificuldades que sempre surgem, apreciar tudo à nossa volta,presente de Deus a cada dia para nos alegrar e mostrar que está sempre nos amparando. Um exemplo é o pôr do sol, nunca igual e sempre a mover nossa admiração, esse da foto está demais! Parabéns pelo artigo.

    • Adilson Costa da Costa says:

      Caríssima Professora Maria Jandira, pode-se dizer que a admiração, em certo sentido, é sinônimo de alegria, pois é propriamente este movimento de alma em que somos tomados quando nos encantamos por algo belo, como o referido por do sol. E isto nos prepara, em meio às lutas da vida, para o Céu. Que Nossa Senhora nos faça crescer na admiração pela obra da Criação e na fidelidade ao chamado para o Céu. Salve Maria.

  4. Así debemos vivir ,en armonía con Dios ,con la naturaleza y consigo mismo .
    Y agradecer ,que Nuestro Padre nos da la lluvia ,el sol ,el aire y nos da los medios para vivir en paz amándonos los unos a los otros como Ël nos amó.

    • Adilson Costa da Costa says:

      Caríssima Dona Sonia, de fato devemos ter a fidelidade e gratidão para com Deus, crescendo no amor a Ele através das criaturas e assim conservando a diginidade de filhos de Deus e herdeiros do Céu, para o qual fomos criados. Salve Maria.

Faça um Comentário!

%d blogueiros gostam disto: