By

A Festa do Corpo de Cristo. Um dia muito especial na vida dos católicos

Ainda antes das 7 horas, com os primeiros raios do sol de uma manhã luminosa, os participantes das várias pastorais e movimentos da Paróquia Catedral de Nossa Senhora da Glória, em Maringá, reúnem dentro da igreja para receberem a bênção do Arcebispo Metropolitano, Dom Anuar Battisti, para os trabalhos que terão início dentro de instantes. Dentre essas pessoas, estão várias famílias de coordenadores da Pastoral do Oratório do Imaculado Coração de Maria, dos Arautos do Evangelho de Maringá. A missão: preparar três tapetes para a procissão de Corpus Christi, que aconteceria à tarde, no entorno da Catedral Basílica Menor.

Para a confecção desses tapetes, previamente desenhados em papel kraft, foram utilizados sal, tingido em várias cores. Sob a orientação da Profa. de Artes da Escola Arautos do Evangelho, Sra. Teresa Cristina, iniciou-se o trabalho, que duraria mais de 4 horas ininterruptas. Começam as discussões sobre a utilização das cores que comporiam os desenhos: azul? vermelho, amarelo…? Quantas maravilhas o Criador disponibilizou para que as utilizássemos a seu serviço. E, para glorificar adequadamente o Santíssimo Sacramento, toda a criatividade possível foi empregada. O sal grosso – utilizado para alimentação bovina, fica realmente encantador à medida que seus cristais absorvem as cores intensas. O brilho do sol completa o espetáculo, como é possível ver pelas fotos.

Próximo do meio-dia o trabalho foi finalmente concluído. Muitas pessoas do público têm o costume de passear no entorno da Catedral para apreciar os tapetes prontos. “Que maravilha! – que encanto, que coisa linda”, e, assim, por diante, vários comentários elogiosos de quem passava pelo local.

Porém, absolutamente, ouvir esses e outros elogios não foi o que mais encantou os que fizeram parte da equipe. Por uma ação da Graça – talvez como uma pequena recompensa, adiantando e fazendo ver e sentir a recompensa eterna no Céu, reservada aos filhos de Deus – o que mais os encantou foi o simples gesto, em si, de terem participado no trabalho de confecção dos tapetes. Uma participante comentou: “Para nós é uma honra servir a Deus e Nossa Senhora… quem sai ganhando com esses trabalhos somos nós mesmos… Muito obrigada por poder fazer parte dessa família dos Arautos do Evangelho… Estou muito feliz”. E o mesmo poder-se-ia dizer de todos os outros participantes: uma felicidade genuína, que brota da fonte inexaurível do Santíssimo Sacramento.

Esperamos que no próximo ano este trabalho se repita e que o Santíssimo Sacramento seja cada vez mais louvado e exaltado, neste nosso mundo onde a blasfêmia, o desrespeito com os símbolos mais sagrados parecem não ter medida – e muitas vezes parecem suplantar o amor dos católicos por sua Fé.

6 Responses to A Festa do Corpo de Cristo. Um dia muito especial na vida dos católicos

  1. Ana Regina says:

    Salve Maria!! Excelente matéria nos lembrando a importancia desse dia. Trabalho gratificante, gostoso de fazer, ouvindo aquelas músicas do Pe. Zezinho, que nos trazem tanta paz e maior amor em saber que estamos preparando o tapete pelo qual Jesus passará.

    • Adilson Costa da Costa says:

      Caríssima Ana Regina, “preparar o tapete pelo qual Jesus passará”, como é belo prestar esta singela homenagem ao Rei e Senhor nosso, presente na Eucaristia. Como isto é próprio a nos comunicar alegria e paz.

  2. Bellísimo el trabajo realizado por estas personas en un día tan especial.

    • Adilson Costa da Costa says:

      Caríssima D.Sonia, de fato é um belíssimo trabalho. Como diz Santa Teresinha, tudo é graça. Ele se entrega a nós na Eucaristia, e nos dá a graça de restituirmos em amor e trabalho por Ele. Assim, este trabalho existe porque o Santíssimo mesmo, a rogos de Maria Santíssima, nos concedeu tal graça. Agradeçamos tudo a Ele e a sua Mãe Santíssima.

  3. Salve Maria!
    Inicialmente acolham mais uma vez a admiração de muitas pessoas de todos os lugares do Brasil e de fora do Brasil, pela celebração de Corpus Christ em Maringá, onde os participantes das várias pastorais e movimentos da Paróquia Catedral de Nossa Senhora da Glória, em Maringá,se reuniram dentro da igreja para receberem a bênção do Arcebispo Metropolitano, Dom Anuar Battisti, para os trabalhos que tiveram ínicio com o alvorecer.
    Dentre essas pessoas, estavam várias famílias de coordenadores da Pastoral do Oratório do Imaculado Coração de Maria, dos Arautos do Evangelho de Maringá. A missão: preparar três tapetes para a procissão de Corpus Christi, que aconteceria à tarde, no entorto da Catedral Basílica Menor.
    Nada grande começa num repente, tanto para o bem, como para o mal…
    Dotados dessa consciência é que devemos rezar e trabalhar para que o Bem possa reluzir cada vez mais.
    Todos que participaram são unânimes em dizer que é gratificante fazer parte das atividades.
    Nós, os admiradores e também cooperadores e simpatizantes dos Arautos do Evangelho, concordamos, bendizemos a Deus, esperamos que esse exemplo motive muitas e muitas cidades, povoados, rinções do nosso vasto e maravilhoso Brasil a vivenciar a beleza de sua fé.
    A fé sem obras é morta…
    Parabéns

    Maria Janel de Jesus

    • Adilson Costa da Costa says:

      Caríssima D. Maria Janel, muito estimuladoras suas palavras no sentido de realizarmos, para glória de Nosso Senhor na Eucaristia, gestos como este da confecção de tapetes para o Santíssimo. Que Nossa Senhora abençoe seu entusiasmo e apostolado junto aos amigos e familiares, para atrair a todos sempre mais para Nosso Senhor Jesus Cristo e Maria Santíssima.

Faça um Comentário!

%d blogueiros gostam disto: