By

A Catedral de Chartres nos leva para Deus, que é a Beleza¹

Catedral de Chartres,  Francia

Catedral de Chartres, França

Observe caro leitor esta Catedral. Como ela nos convida para cogitações mais elevadas, em uma palavra, nos remetendo para o sobrenatural! Sua arquitetura, torres, vitrais, imagens, parecem ter sido feitos por “anjos”.

Este edifício gótico é das mais famosas catedrais da Europa, construído no Século XIII, situa-se a noventa quilômetros de Paris: a Catedral de Chartres.

178494_Chartres - Dscn0651-Chartres - Paulo Mikio_1600x1200_

Catedral de Chartres, França

Como explicar a realização desta “celestial” beleza?

O homem que ama a Deus, e se encanta pelas maravilhas do Criador – seja uma flor revestida de simplicidade, ou uma pérola prestigiosa, o mar misterioso, ou ainda um majestoso leão, ou então as miríades de astros do firmamento – tem o anseio de realizar suas “belezas”.

Em outros termos, “assim como Deus se manifesta na beleza da Criação, também as obras do homem virtuoso manifestam a beleza do bem. Existe, pois, uma relação entre a beleza das coisas materiais e a moral, a virtude e Deus. Essa relação íntima é o fundamento da via pulchritudinis, ou seja, usa a beleza, nas suas mais variadas formas, como meio de união com o Criador e de evangelização, com o fim de levar as almas a Deus, que é a Beleza”. ¹ [grifos nossos]

France Chartres Cathedral

France Chartres Cathedral

Eis o que nos “falam” as belezas produzidas pelo homem, e em concreto esta imagem da Catedral de Charthes: amor de Deus, virtude, caridade, Céu.

Que a contemplação desta Catedral e o encantamento por tantas outras formas de beleza nos levem sempre mais a amar o Autor da Beleza, o próprio Deus e ao próximo, reflexo criado da Beleza.

…………………………

¹ Pe. Roberto José Merizalde Escallón, EP. Reflexões sobre a influência dos ambientes na formação do homem In: Lumen Veritatis – Revista Acadêmica. 2013 – Vol. 6 – N° 25 – Outubro a Dezembro. São Paulo: Associação Colégio Arautos do Evangelho. 2013, p. 65.

Leia o atraente artigo “A Catedral de Chartres” do Padre Raphaël Six, EP, no site dos Arautos: http://evangelho.arautos.org.br/artigo/4511/A-catedral-de-Chartres.html

Ou na Revista Arautos do Evangelho, setembro de 2007, p. 50-51.

4 Responses to A Catedral de Chartres nos leva para Deus, que é a Beleza¹

  1. Teresa C.H. Costa says:

    Realmente muito lindo! Pergunto: este é o preludio? Quando sai o primeiro capitulo? Parabéns Sr. Adilson!

    • Adilson Costa da Costa says:

      Caríssima Profa. Teresa Costa, realmente muito lindo e nos leva a pensar quando no Céu – com a ajuda da graça -contemplaremos maravilhas ainda maiores. Será fenomenal! Agradecemos o estímulo.

  2. Ceres Paes says:

    Salve Maria!
    Que linda Catedral podendo conhecê-la pelas fotos aqui….Imagina então como deve ser vendo pessoalmente….nossos sentidos devem ficar em sintonia com os Anjos(Que Maravilha!!!Acho que meu coração iria vibrar de alegria e meus olhos encherem de lágrimas de tanta!!!emoção ao ver maravilhas!A nossa visão nos mostrará TUDO de Belo que o Homem pode construir com aquilo que o CRIADOR nos ofertou na Natureza,através das pedras,minerais,para a construção da Catedral!O nosso tato nos permitiria tocar nas pedras com delicadezas,pedras de um local Sagrado!A nossa audição nos permitiria ouvir belos cânticos e por fim….o nosso paladar nos colocaria no momento mais lindo desse local Sagrado!O momento da Comunhão Eucarística!Corpo,Alma e Divindade unindo-se a cada um de nós!
    Na Natureza…as pedras e as flores me encantam!De uma pedra bruta sai uma linda!!!Catedral….uma linda pedra para uma coroa para Nossa Senhora,por Amor a ELA!!!!!De um mineral.da Natureza….sai um vidro lindo!!!um lindo vitral!
    Um cristal……flores de cristal,vaso de cristal,para LOUVAR A NOSSA SENHORA!!!
    Concordo:

    :Existe, pois, uma relação entre a beleza das coisas materiais e a moral, a virtude e Deus. Essa relação íntima é o fundamento da via pulchritudinis, ou seja, usa a beleza, nas suas mais variadas formas, como meio de união com o Criador e de evangelização, com o fim de levar as almas a Deus, que é a Beleza”.

    • Adilson Costa da Costa says:

      Caríssima Ceres Paes, se assim é na terra as maravilhas da natureza e outras feitas pelas mãos dos homens unidos a Deus, quanto mais será as que contemplaremos nos Céu Empíreo, quando pela misericórdia do Salvador Nosso Senhor, a rogos de Nossa Senhora, partirmos desta terra de exílio para lá. Rezemos nesta intenção.

Faça um Comentário!