By

Frase da Semana: glorioso São José

“E se é verdade, o que devemos acreditar, que em virtude do Santíssimo Sacramento que recebemos nossos corpos ressuscitarão no dia do Juízo, como poderíamos duvidar que Nosso Senhor tenha feito subir ao Céu, em corpo e alma, o glorioso São José que teve a honra e a graça de levá-Lo em seus benditos braços, nos quais Nosso Senhor tanto se comprazia?”

São Francisco de Sales ¹

Bem podemos compreender, com estas palavras cheias de sabedoria, de vôo de águia e de piedade refletida, ditas por São Francisco de Sales, o quanto é elevada a santidade de São José.

Imagem de Sao José

Imagem de São José

Com efeito, nosso santo e doutor da Igreja sustenta a tese de que São José recuperou seu corpo para entrar no Paraíso, no momento em que as almas do justos que estavam no limbo, foram libertadas e alcançaram a visão beatífica.

Em consonância com esta tese, participada por muitos outros santos e doutores, entre os quais São Bernardino de Sena, afirma Mons. João S. Clá Dias, EP:

“Se Jesus e Maria subiram em corpo glorioso ao Céu, não é compreensível que não esteja lá também São José, pois o próprio Nosso Senhor afirmou: ‘Não separe o homem o que Deus uniu’ (Mt 19,6; Mc 10,9)”. ²

E acrescenta o Fundador dos Arautos:

“Por conseguinte, segundo uma forte corrente teológica, dado que esta união [da Sagrada Família] é querida por Deus, há três pessoas em corpo e alma na bem-aventurança eterna, antes mesmo da ressurreição final no último dia: Nosso Senhor Jesus Cristo, Nossa Senhora e São José.” ³

Que esta consideração ou hipótese, em nada contrária ao Magistério da Igreja, antes encontrando fundamentos teológicos de peso, nos seja útil para aumentarmos em nós o amor, a admiração e nossa devoção aquele que tem uma audiência incomparável junto a Nosso Senhor Jesus Cristo, em união com sua virginal esposa, Maria Santíssima.

Digamos com confiança: São José, rogai por nós!

———————-

¹ São Francisco de Sales. Entretien XIX. Sur les vertus de Saint Joseph In Euvres complètes. Opuscules de spirilité. 2.ed. Paris : Louis Vives, t.III, p.541

² Mons. João S. Clá Dias, EP. Solenidade de São José – 19 de Março. In: _____. O inédito sobre os Evangelhos. v. VII, Coedição internacional de Città del Vaticano: Libreria Editrice Vaticana, São Paulo: Instituto Lumen Sapientiae, 2013, p. 53-54.

³ Mons. João S. Clá Dias, EP. Idem, p. 54.

One Response to Frase da Semana: glorioso São José

Faça um Comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: