By

Um Domingo de dupla alegria: na Liturgia e na vida dos novos consagrados!

No III Domingo do Advento, chamado Domingo Gaudete, “a Liturgia Católica oferece ao fiel uma pausa jubilosa em meio à penitência de Advento”[1]. “Gaudete, primeira palavra da antífona de entrada da Missa do dia, significa ‘alegrai-vos’, é extraída da epístola de São Paulo aos filipenses: ‘Alegrai-vos sempre no Senhor; eu repito: alegrai-vos’. Com efeito, a esperança no nascimento de Jesus deve ser acompanhada de sinceros desejos de mudança de vida. Estas moções interiores precisam, no entanto, de um estímulo”.[2]Esse estímulo aos fieis se manifesta de maneira viva pela alegria da Liturgia desse Domingo.

Ora, poderia haver melhor ocasião para que 50 pessoas fizessem a sua entrega solene a Nosso Senhor Jesus Cristo, consagrando-se a Ele pelas mãos de Maria, conforme o método ensinado pelo grande santo mariano, São Luís Maria Grignion de Montfort? Justamente na Santa Missa do dia 16 de Dezembro, p.p., no Domingo Gaudete, aconteceu a solenidade de consagração desses irmãos, após 8 semanas consecutivas de preparação e após terem feito os exercícios espirituais recomendados por São Luís no Tratado da Verdadeira Devoção.

A Santa Missa foi celebrada pelo Revmo. Pe. Mário Sérgio Sperch, superior geral dos Arautos do Evangelho em Maringá. Na homilia da Santa Missa, o sacerdote destacou a relação entre a Liturgia do Domingo Gaudetee a Consagração solene pelas mãos de Maria. De fato, no Evangelho desse dia cita que “ as multidões perguntavam” ao Precursor, São João Batista: “O que devemos fazer”? (Lc 3,10-18). Nesse sentido, também o que devem fazer aqueles que se consagram a Jesus, pelas mãos de Maria? Recomendou, então, o Celebrante: Colocar-se por inteiro nas mãos de Nossa Senhora, isto é o que devem fazer os Consagrados! pois Ela é a Porta do Céu e a chave da felicidade eterna. Nela devemos confiar sempre, pois o amor de Nossa Senhora por cada um  supera tudo o que pudermos imaginar. Ela nos ampara e nos conduz para Seu Filho Jesus. Jamais fechemos o nosso coração para Ela!

Nessa mesma ocasião, várias outras pessoas aproveitaram para fazerem a renovação anual de sua Consagração, tendo sido, portanto, ocasião de muitas graças para todos!

Rogamos a Maria Santíssima que abençoe esses filhos que se entregaram de maneira mais especial em suas puríssimas mãos! Que os leve até Jesus e lhes dê perseverança para trilharem sempre pelo caminho de santidade de vida.

……………………………………….

[1]Monsenhor João Clá Dias. O Inédito sobre os Evangelhos, Volume V, p.53.

[2]Idem, pág. 53/54

 

2 Responses to Um Domingo de dupla alegria: na Liturgia e na vida dos novos consagrados!

  1. angélica francielle monteiro says:

    Bom dia!
    Como faço para participar da próxima consagração de nossa Senhora? quero ser uma serva de maria!

Faça um Comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: