By

Arquidiocese de Maringá (PR) arrecada doações para diocese africana

Maringá (Sexta-Feira, 08/03/2013, Fonte: Gaudium Press) A Arquidiocese de Maringá, no Estado do Paraná, está promovendo uma campanha para arrecadar doações de livros de teologia e filosofia e materiais hospitalares para ajudar moradores da diocese de Bafatá, em Guiné Bissau, na África. A ação foi colocada em prática para atender a um pedido da jovem Adriana Nishiyama, pertencente à Pastoral da Juventude, que há sete anos está em missão na cidade africana.

foto_comunidade_de_batafa.jpg

De acordo com a jovem, não há materiais de primeiros socorros no único hospital que atende a região e o paciente tem que ir antes à farmácia para comprar o que for necessário. Adriana ainda explica que se o doente não tem dinheiro muitas vezes não é atendido e na grande maioria dos casos procura a Missão Católica para pedir ajuda. Ela ressalta que há seis meses os funcionários da unidade não recebem salário e que o hospital vai tentando se manter com a venda de medicamentos, o que não cobre boa parte das despesas.

A organização da campanha salienta que os materiais de maior necessidade são lençóis, toalhas de banho e de rosto, luvas descartáveis, ataduras, esparadrapos, fita crepe, gaze, compressa e adesivo curativo (band-aid). Os livros de teologia e filosofia também são solicitados para uso no seminário de Bafatá. As doações poderão ser entregues somente até o dia 15 de março nas paróquias da arquidiocese, na Cúria Metropolitana ou no Centro de Pastoral. Mais informações pelo telefone (44) 9997-7906.

Bafatá

Bafatá é a segunda maior cidade da Guiné-Bissau. É a capital da região de mesmo nome. Fica no centro do país africano, às margens do Rio Geba. A República da Guiné-Bissau está localizada na África Ocidental, na costa do Oceano Atlântico. A capital é Bissau. Faz fronteira com Senegal, ao norte; com a Guiné, ao este e sudeste.

Além do território continental, o país integra cerca de 80 ilhas que constituem o arquipélago dos Bijagós, separado do continente pelos canais dos rios Geba, Pedro Álvares, Bolama e Canhabaque. O país foi colônia de Portugal, desde o século XV até a independência, em 1974. A Guiné-Bissau integra a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), a Organização das Nações Unidas (ONU) e a União Africana.

O bispo de Bafatá é dom Pedro Carlos Zilli, primeiro bispo brasileiro a assumir uma diocese fora do Brasil. Ele nasceu em Santa Cruz do Rio Pardo, em São Paulo, no dia 07 de outubro de 1954, mas, em 1971, transferiu-se com a família para Ibiporã (a 119 quilômetros de Maringá), na região metropolitana de Londrina.

Faça um Comentário!

%d blogueiros gostam disto: