By

Frase da Semana – São Leão Magno, Papa

Pereça o que é velho, surja a novidade!

São Leão Magno, Papa, séc. V (1)

São muitos os católicos, nos dias de hoje, que buscam intensamente – até com certo frenesi – “novidades”. Basta acompanhar o noticiário, assistir aos telejornais, conferir nas redes sociais e lá estão modas, costumes e ensinamentos néo-pagãos à espreita daqueles que queiram a eles aderir. Essas “novidades”, em si, diferem e contrastam radicalmente com as Verdades da Fé abraçadas pelos cristãos no Batismo.

São Leão Magno, Papa – Notre Dame de Montreal – Canadá

Mas, o que vem a ser, propriamente, a novidade, estampada na Frase da Semana, atribuída ao grande Papa São Leão Magno (2)? Este santo – que a Liturgia da Igreja comemora esta semana – viveu no século V, dedicando-se com grande zelo a combater o paganismo ainda vigente, à época, em muitos meios cristãos. Justamente, a novidade apresentada por São Leão em seu sermão é viver integralmente a condição de católico, “diante das solicitações do mundo e das insídias demoníacas, dando-se conta de condição de filhos de Deus e do resgate recebido pela morte de Jesus na Cruz” (3). Ninguém pode servir a dois senhores (Cfr. Mt 6,24; Lc 16.13).

Pela Redenção, fomos libertados das trevas do paganismo e o preço pago por nossa Salvação não foi pequeno, como ensina São Leão:

Arrancados assim por tão alto preço e por tão grande mistério ao poder das trevas e libertados dos laços da antiga escravidão, tomai cuidado, caríssimos, para que o diabo não corrompa a integridade de vossas almas mediante algum artifício. Tudo o que vos foi inculcado contra a fé cristã, tudo o que vos for aconselhado em oposição aos mandamentos de Deus, tudo isso vem dos enganos do diabo: é ele que, por inúmeros artifícios, se esforça para vos desviar da vida eterna, aproveitando certas ocasiões ligadas à fraqueza humana, para fazer recair nos laços de sua própria morte as almas incautas e negligentes. Lembrem-se, pois, todos aqueles que foram regenerados pela água e pelo Espírito Santo, daquilo a que renunciaram […] (Sermão 52,5) (4)

O excelente conselho do Santo para os homens de seu tempo é bastante atual para nossa época, pois este é o risco que correm todos os católicos em seu dia-a-dia: esquecerem-se de sua Salvação e abraçar as “novidades” contemporâneas neo-pagãs. Porventura, ser católico autêntico nos dias de hoje vai também, aos poucos, tornando-se uma novidade, como o era no tempo de São Leão?

Para perseverarmos na Fé com integridade, devemos contar com o auxílio da Graça de Deus, que nos é dado através da Oração perseverante. Jamais devemos desanimar nesse caminho. O próprio São Leão compôs uma oração eficaz contra o desânimo, que devemos rezar frequentemente (5). Sobretudo, a indispensável intercessão de nossa Mãe Santíssima sempre há de nos ajudar!

São Leão Magno, rogai por nós! Salve Maria!


(1) São Leão Magno, Sermão, Sermão 71,1, in Diác. José Victorino de Andrade, EP. Costumes pagãos entre os cristãos do Séc. V: Soluções e propostas nos Sermões de São Leão Magno. Mestrado en Teologia Moral. UniversidadPontificia Bolivariana, 2010. Disponível em: Blog Presbíteros Arautos.

http://presbiteros.arautos.org/tag/sao-leao-magno/

(2) Conheça aspectos da biografia de São Leão Papa, visitando o Site dos Arautos do Evangelho:

http://www.arautos.org/especial/42007/Sao-Leao-Magno–o-grande-Leao-da-Igreja.html

(3) Diác. José Victorino de Andrade, EP. Costumes pagãos entre os cristãos do Séc. V: Soluções e propostas nos Sermões de São Leão Magno. Mestrado en Teologia Moral. UniversidadPontificia Bolivariana, 2010. Disponível em: Blog Presbíteros Arautos.

http://presbiteros.arautos.org/tag/sao-leao-magno/

(4) Idem.

(5) Arautos do Evangelho. Blog Apostolado do Oratório. Eficaz oração de São Leão Magno contra o desânimo. Disponível em: http://oratorio.blog.arautos.org/2014/11/eficaz-oracao-de-sao-leao-magno-contra-o-desanimo/

Faça um Comentário!