By

A gratidão traz benefícios para a saúde

A gratidão é a mais frágil das virtudes. Entretanto, ela traz suas compensações. Em artigo no jornal francês Le Figaro do dia 14 de maio, o médico e jornalista Damien Mascret explica que um estudo feito com pessoas que sofrem insuficiência cardíaca demonstra que a gratidão faz bem para o coração.

O artigo descreve como o professor Paul Mills e outros especialistas da Universidade da Califórnia, em San Diego, examinaram 186 doentes de insuficiência cardíaca em estágio primário, com 66,5 anos de idade em média, estudando a relação do sono, cansaço, indicativos biológicos, bem-estar espiritual, etc., com a gratidão. Além do acompanhamento através de exames médicos, os pacientes respondiam questionários com perguntas como “sou grato a muitas pessoas”, ou, “tenho muitas razões para ser grato na vida”.

O estudo mostra que nos mais gratos eram mais eficientes os tratamentos médicos. Rébecca Shankland, mestra de conferências da Universidade de Grenoble-Chambéry e autora do livro A psicologia positiva explicou: “A gratidão reduz a tendência ao materialismo e à comparação social e aumenta a empatia, o que gera relações de melhor qualidade”. Conclusão semelhante obteve outro estudo ao analisar o comportamento psicológico de policiais depois do furacão Katrina, em 2005, na Louisiana. A gratidão foi um dos parâmetros que atenuaram os sintomas de stress pós-traumático neles.

(Extraído da Revista Arautos do Evangelho, n. 163, Julho/2015)

4 Responses to A gratidão traz benefícios para a saúde

  1. António Rodrigues says:

    Ser grato é uma grande riqueza espiritual e humana.As crianças devem se educadas na gratidão e não no egoísmo que é a sua tendência natural

    • Adilson Costa da Costa says:

      Caríssimo Antônio Rodrigues, de fato as crianças precisam ser educadas na virtude da gratidão, vencendo esta tendência natural ao egoismo, que nos vem do pecado original. Aliás, nisto está um dos aspectos para o caminho à santidade que nasce a partir do Santo Batismo.

  2. Ceres de Andrade Paes says:

    Salve Maria!
    Lindo texto!
    Realmente,a gratidão faz bem para a saúde,para o coração.
    O Coração não é somente o órgão que faz bombear o sangue para todo o corpo,mas é o Templo de Nossa Senhora dentro de nós.Quando estamos cheios de AMOR,nosso coração está cheio de Nossa Senhora.Estando cheios de Nossa Senhora vamos ser gratos ao Criador por TUDO.
    A gratidão é um gesto de pura demonstração de AMOR aos ensinamentos de Jesus:”Amai-vos uns aos outros,assim como eu VOS amei!”
    E então….quando somos gratos é porque no nosso ser somente habita DEUS!
    Em Tudo que fizermos,falarmos,pensarmos,desejarmos,devemos primeiramente AGRADECER ao Amado PAI,Criador de Tudo,pelo DOM DA VIDA!para depois….pedirmos.
    Tudo que Deus faz é Perfeito!
    Um abraço fraterno.
    Ceres Paes.

    • Adilson Costa da Costa says:

      Ceres, Salve Maria. Tantos procuram a paz e a alegria e não as encontram. No entanto, estão muito ao nosso alcance. Bastaríamos admirarmos o que vemos de belo nas nossas existências, encantarmo-nos e elogiarmos inclusive as qualidades e virtudes do próximo, e seremos consequentemente agradecidos por tanto beneficio que Nosso Senhor nos faz. A gratidão, unida à admiração, é um caminho muito privilegiado para encontrarmos a felicidade possível nesta terra, e caminho para o Céu.

Faça um Comentário!

%d blogueiros gostam disto: