By

São José: Quem o conhece?

No último final de semana do mês de Julho, os Cooperadores dos Arautos do Evangelho, também conhecidos como Terciários, foram surpreendidos pela pergunta que dá o título a este post: São José: Quem o conhece?

Certamente, todos os que tiveram a graça de participar do 13º. Congresso Internacional dos Cooperadores dos Arautos do Evangelho, realizado no Seminário Arautos do Evangelho – Thabor, localizado na Serra da Cantareira, em cujo complexo também se encontra a Basílica Menor Nossa Senhora do Rosário – todos responderiam de forma muito tímida em relação a seu próprio conhecimento a respeito das grandezas da Vocação do Patriarca da Santa Igreja e pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, o glorioso São José! De fato, após as brilhantes e entusiásticas exposições que tiveram lugar no Congresso, esse conhecimento foi aumentado exponencialmente.

Durante dois dias, Cooperadores dos Arautos do Evangelho, vindos de todas as partes do Brasil e de vários países do mundo, num total aproximado de 800 pessoas, puderam apreciar as exposições do Revmo. Pe. Ricardo Basso, EP e Revmo. Pe. Alex Britto, EP que, de maneira muito clara e com muita vivacidade explanaram detalhes impressionantes e desconhecidos da vida e da Missão do grande Patriarca. Como foi ele escolhido pela Providência para cuidar dos dois tesouros mais preciosos que Deus colocou nesta terra: Jesus Menino e a Santíssima Virgem. Infelizmente, a grande maioria dos católicos não tem acesso e, portanto, não conhece as maravilhas que a respeito de São José apresentam os Evangelhos, os Santos Padres da Igreja e os grandes estudiosos exegetas, especialistas na matéria. Durante dois dias inteiros (no Sábado e no Domingo), os Terciários congressistas estabeleceram um rico contato com a vida do glorioso São José.

Ao final do último dia de Congresso, foram os Terciários brindados com um presente especialíssimo: estando impossibilitado de ir ao Congresso, Monsenhor João Clá Dias, Fundador dos Arautos do Evangelho, fez chegar a todos a sua mais recente Obra sobre a vida de São José: São José: Quem o conhece? O contentamento e o entusiasmo de todos diante deste presente foi estupendo, fenomenal. Havia um comentário de que Monsenhor estava se dedicando, nos últimos meses, a escrever este livro, mas, no Congresso, todos tiveram oportunidade exclusiva de ter em mãos, por uma especial gentileza do Fundador, essa Obra que, em 467 páginas aborda aspectos inéditos da vida e da Missão do grande Patriarca São José.

Mais do que conhecer a vida do pai do Menino Jesus e Patriarca da Igreja, o estudo deste livro, juntamente com a memória das imensas graças recebidas durante estes dias de convívio fraterno, irá permitir a todos os participantes aumentarem substancialmente a sua devoção a tão grande santo.

Durante o Congresso, os Terciários também puderam ter contato com duas Autoridades Eclesiásticas: o Bispo Auxiliar de São Paulo, Dom Sérgio de Deus, que celebrou a Santa Missa inaugural do Congresso no dia 28 de Julho, sexta feira e, com Dom Frei Jaime Splenger, OFM, Arcebispo de Porto Alegre, que além de celebrar a Santa Missa no Domingo pela manhã, participou ativamente da conferência da parte da manhã, proferida pelo Pe. Alex Brito, além de compartilhar um animado almoço junto com os Terciários.

Durante o segundo dia de Congresso, no Sábado, houve também a belíssima cerimônia de recepção de novos Terciários. Em torno de 100 pessoas, de vários Estados brasileiros receberam a túnica de Cooperadores dos Arautos do Evangelho, assinando, ao mesmo tempo, o termo de compromisso que os liga à Instituição. Da cidade de Maringá, sete novos Cooperadores receberam a túnica de Terciários.

Enfim, esperamos que os frutos deste Congresso se faça valer num aumento esplendoroso da devoção a São José por todos os participantes e também por todos aqueles que possam ser influenciados pelo apostolado desenvolvido pelos Terciários dos Arautos do Evangelho.

Afinal, como cita Monsenhor João Clá na introdução do referido livro “a atuação de São José no terceiro milênio há de ser decisiva. Não foi por acaso que, na última aparição de Nossa Senhora em Fátima, os pastorinhos viram-no abençoar o mundo três vezes. O alcance profético dessas bênçãos ainda está por ser explicitado, mas, sem dúvida, elas marcarão os acontecimentos vindouros e terão um papel determinante para o cumprimento da promessa feita pela Santíssima Virgem na Cova da Iria: ‘Por fim o meu Imaculado Coração triunfará”.

Encerramos com uma belíssima oração a São José, composta por Monsenhor João Clá, Fundador dos Arautos:

“Ó glorioso e suave São José, Patriarca e chefe da Sagrada Família, que estais acima de tudo depois de Maria Santíssima, já que vós fostes o guia e condutor dos passos de Jesus Infante, mostrai-nos o caminho a seguir para fazer com que o Céu fique mais próximo de nós. Amém”

One Response to São José: Quem o conhece?

  1. Parabéns pelo post e pelos novos terciários. Salve Maria!

Faça um Comentário!

%d blogueiros gostam disto: