By

Quem sois, Senhora? “Eu sou a Imaculada Conceição”.

Lourdes – França, 1858.

Esse é o trecho final de um diálogo acontecido em 1858, quando Nossa Senhora apareceu 18 vezes a Bernardette Soubirous na Gruta  de Massabiele, situada às margens do rio Gave, nos arredores da vila francesa de Lourdes.

A 11 de fevereiro a Igreja comemora essa série de aparições da Virgem Imaculada. É a festa de Nossa Senhora de Lourdes.

Em 24 de fevereiro de 1858 aconteceu a oitava dessas aparições. Nesse dia, Nossa Senhora revelou a Bernardette sua primeira mensagem que, resumindo, seria: “Penitência,  penitência, penitência! Rogai a Deus pelos pecadores”.

Nossa Senhora ainda mostrou a Santa Bernardette (nona aparição, 25 de fevereiro) como praticar essa “penitência”: “vá e toma da água da fonte” e lave-se nela. Ela mandou também que Bernardette comesse de umas ervas que cresciam na gruta. Dois pedidos aparentemente absurdos, humilhantes.

Lourdes – Gruta das aparições

Comer aquele capim já seria ridículo, pior que isso era a questão da água para beber e lavar-se: Não existia nenhuma fonte no local! No entanto, cheia de Fé e humildade, Bernardette comeu a erva recomendada e, com as próprias mãos, escavou o chão da gruta. Da terra brotou água que ela bebeu e com a qual se lavou, tal como havia sido recomendado pela Senhora da Conceição Imaculada.

Os que assistiram ao fato ficaram atônitos e se perguntaram: Bernardette não teria ficado louca? Não! Ela apenas obedecia sem entender e sem pedir explicações. Ela julgava, com acerto, que de uma Senhora tão excelsa só poderiam vir coisas boas.

Ali, junto ao local onde a Imaculada Conceição colocou seus pés, brotou um manancial de águas prodigiosas. Ali nasceu a fonte de Lourdes: um jorro contínuo de graças e de milagres. Doentes com enfermidades físicas e espirituais de toda espécie alcançaram nela curas inexplicáveis,…milagrosas. (1)

Santa Bernadette Soubirous

Nossa Senhora premiou a confiança de Santa Bernardette revelando-Se a ela: Eu Sou a Imaculada Conceição! Esse impressionante Dogma havia sido definido há apenas 4 anos pelo Papa Pio IX e era agora confirmado pela Mãe da Igreja.

Santa Bernardette não hesitou em confiar em Maria Santíssima e recebeu, dela, como prêmio, uma grande revelação. Assim também sejamos nós, em todos os momentos de nossa vida.

Salve Maria!

______________________________

 (1) Extraído de: Arautos do Evangelho. Lourdes, Milagres, Perseguições, Vitória! Disponível em: http://www.arautos.org/especial/23737/Nossa-Senhora-de-Lourdes

Faça um Comentário!