By

“José era justo”

Mateus 1,19

O louvor a São José é estampado nesta breve e única frase, no início do Evangelho de São Mateus: era um homem justo. A princípio a palavra “ justo” poderia soar muito simples e resumida para definir o Pai Adotivo de Nosso Senhor Jesus Cristo e Esposo de Maria Santíssima. Mas, ao contrário, esta palavra define com toda clareza a santidade deste grande homem – escolhido para tão nobre Missão.

“… é provável que, em atenção à sua missão e ao seu papel de educador junto ao Menino-Deus, José tenha sido santificado já no seio materno, como o foi são João Batista no ventre de Santa Isabel. Essa tese é defendida por diversos autores e pode sintetizar-se nas palavras de São Bernardino de Sena: ‘Sempre que a graça divina escolhe alguém para algum favor especial ou para algum estado elevado, concede-lhe todos os dons necessários à sua missão; dons que a ornam abundantemente’”. (1)

Ora, que missão poderia ter havido nesta terra, mais cheia de significado que esta, de São José: ser o Protetor da Sagrada Família? Evidentemente, esta missão foi também cercada por muitos sofrimentos e angústias, como o Evangelho narra (Cf. Mt 1,16.18-21.24a). Nas maiores dificuldades, porém, São José soube confiar e esperar o socorro de Deus.

Cada um de nós tem uma missão, uma vocação, um chamado de Deus. Dentre todos, o chamado principal é sermos justos, santos. Na busca pela santidade também enfrentaremos inúmeras dificuldades, mas a Graça de Deus nunca deixará de nos assistir. Procuremos imitar o grande São José em sua confiança inabalável.

Certamente São José foi o primeiro devoto de Maria Santíssima e Ela por ele intercedeu para que fosse, plenamente, pai, esposo e protetor da Sagrada Família. Cumpriu com tanta justiça o seu chamado que a Igreja o adotou como o seu Patrono.

Portanto, a ele recorramos com confiança: São José, rogai por nós!

________________________________

(1) Revista Arautos do Evangelho. São José, o varão a quem Deus chamou de pai. Março/2007, n. 63, p. 18 à 23. Disponível em: http://www.arautos.org/especial/13213/O-varao-a-quem-Deus-chamou-de-pai 

2 Responses to “José era justo”

  1. IVONE says:

    SALVE MARIA! MUITO LINDA A MENSAGEM ,QUE SÃO JOSÉ ABENÇOE A TODAS ,AS FAMÍLIA, QUE POSSAMOS SEGUIR O EXEMPLO, DA SAGRADA FAMÍLIA,JESUS MARIA E JOSÉ NOSSA FAMÍLIA VOSSA É. SÃO JOSÉ, ROGAI A DEUS POR TODOS NÓS, AMÉM.

Faça um Comentário!