By

Frase da Semana – Nossa Senhora do Carmo

“Filho diletíssimo, recebe o Escapulário da tua Ordem, sinal especial de minha amizade fraterna, privilégio para ti e todos os carmelitas. Aqueles que morrerem com este Escapulário não padecerão o fogo do Inferno. É sinal de salvação, amparo e proteção nos perigos, e aliança de paz para sempre”.

Nossa Senhora a São Simão Stock

Em 16 de Julho de 1251 (1)

Nossa Senhora entrega o escapulário à S.Simão Stock. Virgen del Carmen – Vitral da Catedral de Autun, França

         São Simão Stock, no século XIII, era o Prior Geral da Ordem dos Carmelitas e encontrava-se envolto em problemas cuja solução julgava-se incapaz de encontrar. Suplicava, portanto, à Santíssima Virgem que intercedesse e lhe obtivesse o socorro para suas urgentes necessidades. Eis, então, que enquanto ele rezava, surgiu Nossa Senhora e lhe entregou o escapulário, conforme narrado acima, na Frase da Semana.

         Esta singela devoção – graças ao incentivo de muitos papas e santos, teve enorme propagação dentro da Igreja e até hoje, felizmente, são muitos os fiéis que portam o escapulário, em sua forma mais popular, não como um “amuleto”, ou sinal “mágico” de salvação, mas com total confiança nas promessas feitas por Nossa Senhora do Carmo, cuja festa se comemora no próximo dia 16 de Julho. “Quem usa o Escapulário pode beneficiar-se também de indulgência plenária (remissão de todas as penas do Purgatório) no dia em que o recebe, na festa de Nossa Senhora do Carmo, 16 de julho; de Santo Elias, 20 de julho; Santa Terezinha, 1º de outubro; dos santos carmelitas, 14 de novembro; São João da Cruz, 14 de dezembro; São Simão Stock, 16 de maio”. (2) Ainda, de acordo com piedosa tradição, aparecendo ao Papa João XXII, Nossa Senhora institui o “privilégio sabatino”, ou seja, todos os que portarem devotamente o escapulário, se forem para o Purgatório, Ela promete livrá-los no primeiro sábado após a morte. Uma promessa extraordinária, ao alcance de todos. (3)

         “O Escapulário é um sinal de aliança com Nossa Senhora, e exprime nossa consagração a Ela. Seu uso é um poderoso meio de afervorar os que vivem em estado de graça e de converter os pecadores. Deus não deixa sem recompensa nenhum benefício feito a uma pessoa necessitada, mesmo um simples pedaço de pão dado a um indigente. Imagine, pois, como Ele recompensará quem ajudar na salvação de uma alma! Seja, portanto, você também, um ardoroso propagador do santo Escapulário! Nossa Senhora lhe retribuirá com toda espécie de graças e favores já nesta terra; e mais ainda no Céu”. (4)

Nossa Senhora do Carmo, rogai por nós. Agora e, principalmente, na hora de nossa morte. Amém!


(1)Nossa Senhora a São Simão Stock. Arautos do Evangelho. Leia o artigo completo sobre a história de Nossa Senhora do Carmo. Disponível em: http://www.arautos.org/especial/17570/Nossa-Senhora-do-Carmo.html

(2) Idem

(3)Idem

(4) Idem

2 Responses to Frase da Semana – Nossa Senhora do Carmo

  1. Vanessa says:

    Que grande graça nos é dada pelas mãos virginais de Nossa Senhora….

  2. Patrícia says:

    Adorei o artigo…muitas pessoas usam o escapulário e não sabem o que ele significa.

Faça um Comentário!

%d blogueiros gostam disto: