By

Frase da Semana – Santa Teresa de Jesus

“Todo meu desejo era – e ainda é – que uma vez que o Senhor tem tantos inimigos e tão poucos amigos, estes [os amigos] ao menos lhe fossem devotados. Eu me determinei, então, a fazer o pouco que dependia de mim, isto é, seguir os conselhos evangélicos com toda a perfeição possível (…)”

Santa Teresa de Jesus, Reformadora do Carmelo e Doutora da Igreja1

Santa_Teresa_de_Jesus

Santa Teresa de Jesus – Igreja de Santa Maria – Canadá

Neste dia 15 de Outubro, a Liturgia celebra a Festa de Santa Teresa de Jesus, ou Santa Teresa d’Ávila. Esta grande santa foi a reformadora do Carmelo e Mestra da vida contemplativa. A Frase da Semana reflete o desejo da santa de que – sobretudo aqueles que se dizem “amigos de Deus”, o sejam por inteiro, completamente. Quem de nós não quer ter um amigo, ou uma amiga “devotado”, ou seja, constante, fiel, leal? Um amigo que podemos confiar e contar nas horas de necessidade? Pois bem, esse Amigo por Excelência é Nosso Senhor Jesus Cristo. Mas, ele quer de nós, como lembra Santa Teresa que a Ele também sejamos devotados. Que sigamos os “conselhos evangélicos”, ou seja, a busca da perfeição.

Santa Teresa foi devotada a Nosso Senhor Jesus Cristo, à Igreja, e a eles serviu de maneira esplendorosa, guiando sua própria vida e a vida de suas filhas espirituais no encantamento pela oração e vida contemplativa. Ao fundar– há mais de 450 anos – o Convento de São José, em Ávila, na Espanha Santa Teresa renovou a fidelidade pela vida monástica, na vocação carmelitana.

Peçamos a Santa Teresa que seja também a nossa Mestra de vida espiritual. Que possamos, dentro de nossas possibilidades e sem descuidar de nossos deveres de estado – imitar o seu espírito de oração e de contemplação.

Conheça mais sobre Santa Teresa visitando o site dos Arautos do Evangelho.


1Frei Gabriel De S. Maria Madalena, OCD. Santa Teresa de Jesus. Mestra de vida espiritual. Tradução Convento de Santa Teresa (São Paulo). São Paulo: Paulinas, 1986. Pág. 28 

One Response to Frase da Semana – Santa Teresa de Jesus

  1. Pe. Anderson Paloschi - Londrina - PR says:

    ORAÇÃO DE SANTA TEREZA D’ ÁVILA

    Nada te perturbe,
    nada te espante.
    Tudo passa.
    Só Deus não munda.
    A paciência tudo alcança.
    Quem tem a Deus
    nada lhe falta.
    Só Deus basta.

Faça um Comentário!